André Proença licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, apresentou no maior congresso de fisioterapia do mundo, o World Physiotherapy Congress 2021, o resultado do trabalho de final do curso, elaborado em conjunto com a docente Rute Crisóstomo, orientadora do trabalho, o docente João Valente, coorientador do trabalho, e Sara Saraiva também licenciada em Fisioterapia pela ESALD-IPCB.

A publicação científica “Effect of thigh Manual Lymphatic Drainage, Lower Limb Elevation and Rest on venous volume - A pilot study“ revela como a Drenagem Linfática Manual na coxa parece apresentar maior aumento no retorno do sangue venoso da perna, quando comparada com a elevação e repouso dos membros inferiores, em pessoas saudáveis. O trabalho foi apresentado em formato de ePoster e destaca-se por ser ter sido um dos 7 ePosters portugueses selecionados.

Este estudo piloto surge na continuidade de uma linha de investigação na licenciatura em Fisioterapia da ESALD-IPCB e consiste num dos primeiros passos para determinar o efeito da Drenagem Linfática Manual e de outras estratégias conservadoras, aplicadas de forma específica pelos Fisioterapeutas, no tratamento de utentes com disfunções associadas à estase venosa (edema, úlceras, recuperação desportiva, entre outras), fazendo uso da plataforma online brainanswer.pt e do equipamento de baixo custo BITalino para a recolha de sinais fisiológicos.

O resumo do trabalho está disponível em https://wp2021.conf2go.app/#/app/abstracts/da7ad0c0-3ed1-4500-1166-0a0000002379