A licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMRT) da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB conta com mais um equipamento radiológico nos seus laboratórios, neste caso destinado à realização de exames de ortopantomografia.

Oferecido pelo grupo Affidea Portugal, o equipamento agora instalado permite realizar radiografias panorâmicas da arcada dentária para estudo dos maxilares, dos dentes e das articulações entre o crânio e a mandíbula, possibilitando ainda a realização de estudos de cefalometria/ telerradiografia para análise do padrão de crescimento do crânio e da dentição do paciente. Tais exames destinam-se a detetar diversas patologias e auxiliar no planeamento da reabilitação oral e ortodontia.

A instalação deste ortopantomógrafo possibilita a formação prática dos estudantes desta licenciatura na área da radiologia oral, através da simulação dos exames num equipamento real. Pode ainda, no futuro, propiciar a melhoria da saúde da comunidade albicastrense, através da sua utilização em investigação e prestação de serviços/ exames à população.