Uma equipa de investigadores do projeto STAI.Bin - Sistema Tecnológico de apoio à promoção e avaliação do impacto social, económico e ambiental do circuito curto SmartFarmer.pt na Beira Interior, constituída pelos docentes do Politécnico de Castelo Branco Alexandre Fonte (Escola Superior de Tecnologia), Ana Cruz (Escolas Superior de Gestão de Idanha-a-Nova) e Deolinda Alberto (Escola Superior Agrária), participou na Oficina de Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar, que decorreu em Monsanto no dia 20 de julho.

Esta oficina, integrada no FISAS - Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis, pretendeu ser um espaço para apresentação e discussão de boas práticas de políticas públicas locais para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis. Foi igualmente discutida a “construção de mecanismos multi-atores para a governança dessas políticas e a sua relação com estruturas de governança noutros níveis territoriais, nomeadamente, com os Conselhos Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional dos Estados-Membros da CPLP”.

O projeto STAI.Bin visa diagnosticar problemas e necessidades, expetativas e potencialidades dos produtores e consumidores coletivos face às relações de produção e consumo de produtos agroalimentares no território da Beira Interior. Pretende ainda apoiar a divulgação e promover a adesão à plataforma SmartFarmer no território da Beira Interior - plataforma eletrónica de potencialização das relações de comercialização, consumo e sociais de base local, constituindo assim uma estratégia de proximidade com as pessoas no seu território.