O EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design é organizado desde 2011 pela Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB e continua na senda de reunir investigadores para uma discussão aberta do conhecimento, apoiando-os na difusão das experiências e resultados de investigação em livro.

O 8º EIMAD decorreu nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, tendo reunido investigadores de 12 países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional.

Os dias 7 e 8 de julho foram dedicados ao programa científico, com a apresentação de 75 comunicações e 5 posters, de um total de 162 autores. A seleção dos artigos resulta de uma chamada de candidaturas internacional, sendo os trabalhos avaliados por uma comissão científica que, no momento da avaliação, desconhece a identidade dos autores das propostas (Double-blind peer review).

Uma outra característica do 8º EIMAD foi o seu vínculo ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), da Comissão Europeia, que persegue a resolução de problemas sociais e a transição climática da EU, de modo estético, sustentável e inclusivo.

Nesse sentido, os quatro oradores chave do 8º EIMAD correlacionam-se com o âmbito do projeto Nova Bauhaus Europeia: Doutor Pedro Rebelo, Professor Catedrático em artes sonoras na Queen’s University Belfast, Reino Unido, investigador financiado pelo Research Council UK para estudar a relação entre som, música e situações de conflito;

Doutor Carlos Teixeira (também conhecido por Charles L. Owen) é Professor e Diretor do Programa de Doutoramento em Design e do Action Lab no IIT Institute of Design (fundado como New Bauhaus, por László Moholy-Nagy), Estados Unidos da América, desenvolvendo projetos de investigação e cursos de pós-graduação sobre a utilização estratégica e inovadora do design em contextos complexos com vista ao bem-estar das pessoas e das comunidades, alavancando a interconectividade dos mercados, da  tecnologia, ambiente, finanças, e das redes sociais. Foi fundador do ORGE Innovation Consulting e investigador financiado pela Fundação Kresge no projeto Flag Calumet; o Doutor Markus Weisbeck é designer gráfico em Frankfurt no atelier Design-Studio Surface (que fundou em 2000) e Professor de Design de Comunicação Visual na Bauhaus-University Weimar, Alemanha. É membro oficial da Alliance Graphique Internationale e investigador experimental de novos mundos gráficos, abstratos e visuais, em workshops e laboratórios; a Doutora Sabine Junginger é Professora na School of Art and Design da Lucerne University of Applied Sciences and Arts, Suíça, onde é também Directora do Competence Center Research for Design and Management. Investiga processos de gestão, teorias e práticas de design relevantes para organizações públicas e privadas, sobre como os princípios, métodos e processos e o design centrado no ser humano contribuem para a mudança social. É membro da comissão científica do Journal Design Issues (MIT Press), Presidente da Sociedade Alemã de Política para o Amanhã, Co-Fundadora da Rede Suíça de Design de Serviços e investigadora financiada pela Escola Hertie em Berlim, desde 2009.

O 8º EIMAD incluiu também um programa cultural que começou às 21 horas do dia 6 de julho, no Museu Tavares Proença Júnior, com o concerto pelo EME - Ensemble de Música Eletrónica da ESART, tendo continuidade com as exposições “Design, Experiência e Identidade: Espaços de encontro para uma cidade habitável” inaugurada a 7 de julho na ESART e a exposição de ilustração “Artesanato: memórias, vivências, saudade”, patente no foyer do Cine-Teatro Avenida até 10 de julho. Além disso, as instalações multimédia interativas “Encounter“ (Diogo Marques), “Laser Blues Machine” e “Me word” (Rui Dias), presentes na ESART, culminando com uma visita a Vila-Velha de Ródão, concretamente, o Lagar de Varas, a visita ao Castelo do Rei Wamba, uma mostra de produtos das Terras de Oiro e um passeio de Barco pelo Rio Tejo, com almoço a bordo.

Esta edição do EIMAD foi possível com o apoio do programa EUROACE, da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão. Teve ainda apoio das seguintes entidades: Unidade de Investigação em Design e Comunicação (UNIDCOM/IADE); Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital (CIC.Digital – Pólo FCSH/Nova); Directive Council of Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Grupo de investigação em Design para o Território (RETHINK); Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD / FA–ULisboa); Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md),(FCSH-UNL); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM); Cumulus Association; Ground Research Networks (Common Ground); e do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).

A participação de autores de diversos países e as entidades associadas a esta iniciativa dão prova do seu interesse e crescente notoriedade junto da comunidade científica e académica. Em 2024 haverá nova edição.