Organizado desde 2011, pela Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design assumiu-se como congresso científico no panorama nacional e internacional, pelo seu programa científico e pelos livros editados.

Desde o 5º EIMAD, realizado em 2017, foram editados oito livros, dos quais quatro têm indexação Scopus e um na Web of Science, aguardando-se o resultado da avaliação dos demais.

A 8.ª edição do EIMAD decorreu em julho e resultou na publicação de dois novos livros, editados pelos docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB Daniel Raposo, João Neves, Ricardo Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias. As obras incluem os artigos com maior extensão que foram aprovados pela Comissão Científica do evento, num processo de Dupla Revisão Paritária Cega (Double-blind peer review).

Os artigos com maior extensão e em inglês foram publicados no livro “Advances in Design, Music and Arts II” publicado pela reputada editora Springer, estando indexado Scopus e proposto para indexação Web of Science. Este livro tem 889 páginas e 59 capítulos, subdividindo-se em cinco secções: Design de Comunicação, Educação em Design, e Pensamento; Design de Moda; Design de Interiores e Produtos; Música, Musicologia, e Educação Musical; Design, Música, Artes, Cultura e Sociedade.

Os artigos com menor extensão, foram escritos em português, inglês ou espanhol e publicados no livro “Investigação e Ensino em Design e Música III”, das edições IPCB, que também será proposto para indexação Scopus e Web of Science. Esta publicação tem 174 páginas e 16 capítulos subdividindo-se em cinco secções: Design e Ensino do Design; Música, Musicologia e Ensino de Música; Áreas de Intersecção.

De referir que durante no 8.º EIMAD foram apresentadas 75 comunicações e 5 posters, de um total de 162 autores,provenientes de 12 países, designadamente Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional.

O 8º EIMAD associou-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), ação promovida pela Comissão Europeia, que tem um âmbito reformista centrado na resolução de problemas sociais e na transição climática da EU, de modo mais estético, sustentável e inclusivo.

Os livros já se encontram à venda nas principais livrarias internacionais. Mais informações em: https://eimad.ipcb.pt/publications.