Os docentes do IPCB, Rogério Dionísio, Pedro Torres e Armando Ramalho, em parceria com o investigador Ricardo Ferreira publicaram um estudo sobre vibrações, na revista internacional Journal of Sensor and Actuator Networks.
Intitulado “Magnetoresistive Sensors and Piezoresistive Accelerometers for Vibration Measurements: A Comparative Study”, o trabalho foi desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia do IPCB e incidiu no estudo das potencialidades de sensores de vibração de máquinas, sem existir contacto físico com a estrutura das mesmas, e comparou o seu desempenho com o dos sensores de contacto atualmente mais utilizados, os acelerómetros.

O estudo foi desenvolvido para análise de vibrações em equipamentos acionados por motores de indução e pode ser aplicado em diversos tipos de máquinas que operam no espaço fabril. O potencial deste tipo de abordagem inovadora é grande, principalmente na recolha de dados, sem contacto, para modelos de manutenção preditiva em sistemas ciberfísicos, no âmbito do Paradigma da Indústria 4.0.  O estudo laboratorial será validado na monitorização das vibrações de máquinas de tear industriais.

O trabalho publicado resultou da parceira do IPCB com várias unidades de investigação nacionais de diferentes localidades, às quais os investigadores estão associados: UID DiSAC, Castelo Branco; INESC-TEC, Porto; SYSTEC – Research Center for Systems & Technologies, Porto; CEMMPRE – Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes, Coimbra e INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, Braga.
Mais informações sobre o estudo, disponíveis em https://www.mdpi.com/2224-2708/10/1/22

Partilhe