A docente da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e Co-coordenadora da licenciatura em Secretariado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Ana Pinto, participou no XXXVII Encontro Nacional/ 14º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria, com a participação de associados, não associados e representantes de Países dos PALOP - Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
O evento foi subordinado ao tema “A Era Digital e Ética - a tecnologia, a liderança, o eu”.

A abertura foi da responsabilidade da presidente da Direção da ASP, Maria da Graça Gomes. Os oradores proporcionaram contributos diversificados conducentes a um enriquecimento pessoal e profissional, bem como a uma reflexão sobre os grandes desafios que se apresentam aos profissionais de Secretariado e Assessoria para uma nova literacia digital, a iminente necessidade de desenvolver competências comportamentais para uma existência consciente e crítica com as tecnologias. O novo paradigma de secretariado na Era Digital é um profissional autónomo, especialista, mas também polivalente e resiliente, capaz de resolver problemas, trabalhar em equipa, gerir o tempo, organizar, analisar e sintetizar.

Ana Pinto participou como oradora no Workshop sobre o ensino do Secretariado em Portugal. Estiveram também presentes representantes dos Institutos Politécnicos de Coimbra e Porto. Todos os oradores foram unânimes em referir que existiu uma revolução no Secretariado, o que proporcionou uma evolução. O Secretariado apresenta-se como uma profissão de futuro, na medida em que as instituições de ensino superior alteraram os planos curriculares em função das novas necessidades das empresas, atualizando-os e adaptando-os às circunstâncias do momento.

A licenciatura em Secretariado da Escola Superior de Educação é oferecida em parceria com a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco e está acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por seis anos.

Partilhe