Teresa Albuquerque, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, apresentou como orador convidado a palestra “Simulação da qualidade de águas superficiais – um estudo de caso transfronteiriço” no IX Congresso Jovens Investigadores em Geociências, realizado no Pólo de Estremoz da Universidade de Évora.

O trabalho apresentado centrou-se na avaliação da qualidade da água superficial no rio Águeda (bacia transfronteiriça entre Portugal e Espanha) e da sua capacidade de autodepuração, considerando diferentes cenários hidrológicos. Foram construídos cenários de previsão, nomeadamente, a influência de descargas tópicas contaminadas e a influência de alterações climáticas graves testando a influência de caudais mínimos em anos extremamente secos.

O Congresso Jovens Investigadores em Geociências (CJIG) é realizado sob a alçada do Centro Ciência Viva de Estremoz, da Universidade de Évora e do Instituto de Ciências da Terra e tem como principal objetivo a apresentação dos trabalhos executados por jovens investigadores na área das Ciências da Terra. Este encontro proporciona não só a partilha dos novos dados obtidos na investigação científica, mas também a discussão dos mesmos, reforçando aprendizagens com as comunicações de oradores convidados e uma saída de campo.