Vasco Soares, docente da ESTCB-IPCB e investigador do Instituto de Telecomunicações, é editor convidado de um número especial na revista científica internacional Applied Sciences dedicado ao tema “Wireless Sensor Networks in Smart Environments — 2nd Volume”. A equipa de editores inclui o Prof. Dr. Juan Francisco de Paz Santana e o Dr. Gabriel Villarrubia González da Universidad de Salamanca, Espanha.

A utilização de redes de sensores sem fios permitiu o desenvolvimento de ambientes de monitorização capazes de obter informações para apoiar a tomada de decisões em ambientes inteligentes. Para levar a cabo a tomada de decisão, é necessário aplicar técnicas de inteligência artificial capazes de se adaptarem às mudanças em ambientes inteligentes, a fim de criar sistemas que evoluam autonomamente ao longo do tempo. Atualmente, é necessário aplicar novas técnicas de fusão de informação que permitam o processamento de informação que melhore a precisão de tais sistemas.

Esta edição especial procura novas investigações e estudos de casos baseados em redes de sensores sem fios e técnicas de fusão de informação que utilizem informação de múltiplos sensores para a tomada de decisões.
A publicação da editora MDPI é indexada na base de dados JCR.

Para mais informações e submissão de contribuições, consultar a hiperligação https://www.mdpi.com/journal/applsci/special_issues/Wireless_Sensor_Networks_in