Carlos Sampaio, docente da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), é um dos investigadores cujo trabalho foi distinguido nas XXXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica com o Prémio de Cooperação Hispano-Portuguesa.

O galardão foi atribuído à comunicação “An assessment to the foundations of the market orientation literature within the scope of the hotel industry”, documento cuja autoria se reparte entre o docente do IPCB, José Manuel Hernández Mogollón, da Universidade de Extremadura, e Ricardo Gouveia Rodrigues, da UBI.

De acordo com Carlos Sampaio, “trata-se de um estudo de revisão da literatura sobre a orientação para o mercado em empresas do sector hoteleiro”, segundo o qual se conclui que, “quer em termos teóricos, quer em termos empíricos, a ênfase deste tema tem-se focado, por um lado, na relação entre a orientação para o mercado e o desempenho empresarial, e por outro no papel da inovação, incremental ou radical, nesta relação”.

Subordinada à temática da gestão científica na era da digitalização e da sustentabilidade, a 31.ª edição das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica decorreu entre 2 e 5 de fevereiro em Toledo, na Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade de Castela-La Mancha. Para além do Prémio de Cooperação Hispano-Portuguesa, no evento que juntou dezenas de investigadores da Península Ibérica foram ainda distinguidos o melhor paper, a melhor comunicação e o melhor trabalho.