Ofélia Anjos, docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, participou na 2nd World Chemistry Conference and Exhibition (WCCE-2018) em Valência, Espanha, com uma comunicação oral intitulada “Potentiality of FT-Raman spectroscopy for physicochemical characterization of Lavandula spp. honey: comparison with other techniques.”

O trabalho, apresentado em julho, foi efetuado em coautoria com António Santos, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia; Vasco Paixão, da Bruker, e Maria Letícia Estevinho do Instituto Politécnico de Bragança.
O convite para a comunicação oral, surgiu no seguimento de um artigo publicado no início deste ano, na revista Talanta (Q1) e também devido ao crescente interesse pelas técnicas de espectroscopia, nomeadamente FT-RAMAN, para a caracterização química de diversos materiais.

O equipamento de espectroscopia encontra-se no laboratório de espectroscopia e cromatografia do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI), sendo todos os trabalhos coordenados pela docente da ESA-IPCB, Ofélia Anjos.