A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco irá dinamizar, no dia 7 de dezembro, pelas 14h00, no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda, a segunda Sessão de Apresentação dos Resultados de Investigação obtidos no âmbito do Projeto Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho na Região Centro (CENTRO-04-3928-FEDER-000001), referentes à região vitivinícola da Beira Interior.

Este Projeto, efetuado em co-promoção com outras entidades e cofinanciado pela União Europeia ao abrigo do Programa CENTRO 2020, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), é liderado pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa e engloba as restantes CVR da Região Centro, nomeadamente Dão, Beira Interior, Bairrada e Tejo.

O Projeto Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho na Região Centro contemplou ainda a realização de uma “Atividade de Criação de Redes de Conhecimento e Inovação”, na qual estiveram envolvidas três instituições de ensino e investigação, nomeadamente o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Politécnico de Viseu.

As tarefas desenvolvidas no âmbito desta atividade decorreram nas regiões vitivinícolas de Lisboa, Dão e Beira Interior e foram coordenadas localmente por cada uma das instituições envolvidas. Em cada região, procurou-se aprofundar o conhecimento sobre o comportamento de algumas castas regionais, num cenário de alterações climáticas e otimização de recursos, tendo em vista a Valorização da Diversidade Genética da Videira, um importante recurso endógeno regional.

A dinamização da Sessão de Apresentação dos Resultados de Investigação, insere-se no objetivo de Transferência de Conhecimento, sendo a segunda das três sessões previstas para as três regiões envolvidas na “Atividade de Criação de Redes de Conhecimento e Inovação”.

A primeira decorreu em julho, em Viseu (Solar do Vinho do Dão), dando destaque à apresentação dos protocolos dos trabalhos a decorrer e apresentando também alguns resultados relativos ao ano de 2017 (Dão). Na segunda sessão, a realizar a 7 de dezembro, irão ser apresentados os resultados mais relevantes da investigação realizada nos anos de 2017 e 2018 (Beira Interior). A terceira sessão (Lisboa) ainda está com data a determinar.

A participação na Sessão é gratuita, mas sujeita a confirmação até 3 de dezembro, para o endereço de email geral@cvrbi.pt ou através do telefone 271 224 129.