Rafael Souza Cotrim, diplomado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “Power Saving MAC Protocols in Wireless Sensor Networks: A Performance Assessment Analysis” na revista científica internacional “Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal” (ISSN: 2415-6698).

Orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares, o trabalho resulta do projeto de fim de curso e teve por objetivo avaliar a eficácia dos protocolos de controlo de acesso (MAC) ao meio T-MAC, B-MAC, e RI-MAC numa rede de sensores sem fios de densidade variável, utilizada para recolher dados (temperaturas e humidades) dentro de camiões de carga que transportam frutos perecíveis. Este trabalho faz parte do projeto PrunusPós - Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas.

As redes de sensores sem fios são uma tecnologia emergente utilizada para monitorizar pontos ou objetos numa determinada área de interesse. Sendo redes extremamente flexíveis e adaptáveis, tal leva a que em muitos casos de aplicação possa ser difícil fornecer energia aos nós, forçando a utilização de baterias e limitando assim as suas operações. A densidade da rede pode também colocar outros problemas: redes esparsas requerem potências de transmissão superiores e têm pouca redundância, enquanto redes densas aumentam as interferências e a hipótese de escuta de transmissões desnecessárias.

Para resolver estes problemas, vários protocolos MAC têm sido propostos ao longo dos anos. Este trabalho avalia e compara o desempenho dos protocolos MAC mais promissores no cenário em questão.

O artigo encontra-se disponível para consulta em https://astesj.com/v06/i04/p38.

Partilhe