Hélder M. Rodrigues, diplomado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, apresentou na 7.ª Conferência Ibero-Americana Computação Aplicada 2020, o resultado do seu projeto de fim de curso “Protótipo para Recolha de Informação de Apoio à Gestão de Resíduos”.

O trabalho foi desenvolvido para a empresa EVOX Technologies e teve por objetivo apresentar o desenho e implementação de um protótipo para obtenção de informação sobre níveis de enchimento, anomalias e outros alertas relacionados com contentores de resíduos urbanos, durante a recolha destes pelos cantoneiros.

Foram apresentadas as tecnologias adotadas a nível de hardware e software para implementação do protótipo, baseado num LCD que comunica com um sistema remoto de gestão de resíduos. Este protótipo constitui uma alternativa viável e vantajosa à solução tradicional baseada numa botoneira simples e estática. É um contributo significativo para a gestão inteligente de resíduos em tempo real, reduzindo os gastos logísticos e de implementação.

O trabalho foi orientado por Vasco Soares e João Caldeira, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB.