A Hipertensão Arterial, definida como um aumento da pressão exercida pelo sangue à sua passagem pelas artérias, é considerada atualmente um grave e crescente problema de saúde pública. Esta doença tem várias etiologias associadas, entre as quais a hereditariedade, os hábitos alimentares, tabágicos e/ou alcoólicos ou mesmo o stress acumulado que a vida pessoal e profissional impõe a cada dia. Considerada uma doença silenciosa, a longo prazo que quando não tratada, pode trazer consequências nefastas para o organismo principalmente em três órgãos-alvo: coração, cérebro e rins.
A prevalência de Hipertensão Arterial em Portugal estima-se nos 26,9%, sendo mais elevada no género masculino (29,5%) que no feminino (23,9%). Esta é também uma realidade que se reflete na província da Beira Baixa: um estudo realizado por uma equipa de investigadores da ESALD em 11316 indivíduos encontrou uma prevalência de 52,5% de hipertensos.  Estes dados são preocupantes e devem ser motivo de alarme, a longo prazo poderão dar origem a situações clínicas graves entre as quais o enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou insuficiência renal.
Apesar do senso comum achar que esta é uma patologia da população adulta, alguns estudos revelam que se tem verificado um acréscimo do número de casos de Hipertensão Arterial em jovens, o que torna esta situação particularmente preocupante, uma vez que casos de HTA não diagnosticados e/ou tratados poderão constituir uma ameaça para a saúde do indivíduo a médio/longo prazo.
Neste sentido, a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Licenciatura de Fisiologia Clínica, promove no dia 26 de abril um programa de rastreios na área de combate à hipertensão arterial a jovens dos 10º, 11º e 12º anos. A atividade decorrerá nas escolas secundárias Nuno Álvares e Amato Lusitano e destina-se a alunos do secundário.
Será realizada a avaliação de diversos parâmetros que estão diretamente relacionados com o desenvolvimento da hipertensão arterial, nomeadamente, a avaliação do Índice de Massa Corporal (peso e altura), pressão arterial, níveis de monóxido de carbono em alunos fumadores e aplicados dois questionários relativos aos fatores de risco cerebrocardiovasculares e aos hábitos de sono.
Pretende-se com esta atividade alertar as comunidades escolares, para uma maior consciencialização da problemática que é a Hipertensão Arterial.

Mede a tua vida em mmHg!