Desenvolver o conhecimento nas áreas do design e música, bem como reforçar a ligação às empresas e profissionais que nelas trabalham, foram os objetivos do FAZ//;ART, promovido entre 17 e 19 de fevereiro na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Dirigido não só aos alunos daquela unidade orgânica do IPCB, mas também aos visitantes das escolas do ensino secundário e profissional, o evento organizado pela Associação de Estudantes da ESART incluiu ateliês, palestras e uma exposição resultante do concurso em que a cidade serviu de mote aos jovens fotógrafos.
Entre os participantes e oradores convidados incluem-se alguns ex-alunos da ESART, que falaram dos seus percursos e experiências profissionais, quer explorando as suas metodologias de trabalho, quer dando exemplos ou dicas do que é preciso saber quando já se está no mercado ou que passos dar para facilitar a integração no meio.
Nos três dias de atividade foram exploradas propostas nas áreas do guionismo (Sarah Lemonnier), ilustração de moda (Mafalda Fialho), design de interiores e equipamento em 3D (Mariana Gil), gestão de redes sociais (Tag In), branding (Loba), mobiliário e orçamentos (Jorge Batista), design editorial e digital (André Cândido), styling e produção (Inês Botas), fotografia de retrato de moda em interior (ColorFoto), design de embalagens e exposições (Luís Ferreira), construção de cordofones (Eduardo Loio), construção de currículo (Carlos Maia), grafismo audiovisual (Pedro Motta Silva) ou vídeo e cinema (Bazar do Vídeo).
O concerto intimista dos "Fado da Calçada", grupo que se inspira na tradição cultural portuguesa, foi um dos momentos altos da edição de estreia do FAZ//;ART, juntando no estúdio de vídeo e fotografia, onde também decorreu a demonstração e experimentação de equipamento audiovisual, uma pequena plateia para escutar os ritmos e baladas interpretadas pelos cinco alunos dos cursos de música da ESART.

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