O livro “Comunicar Visualmente. El diseño gráfico de la marca” da autoria de Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, acaba de ser publicado em Madrid, Espanha, pela Experimenta Libros.  A obra apresenta-se ao público com uma edição revista e ampliada. Nos próximos dias, o mesmo livro estará disponível na Argentina através da livraria CP67, seguindo-se a distribuição no México.

O livro foi publicado pela primeira vez em 2018, em inglês, pela Cambridge Scholars Publishing (Reino Unido) em versão Hardback (capa dura), com uma nova versão Paperback (livro de bolso) em 2019, com o título original “Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand”.

O livro inclui a colaboração de autores reconhecidos internacionalmente, nomeadamente os espanhóis Joan Costa, Emilio Gil, Albert Culleré, Eduardo Herrera e Leire Fernández, os portugueses Francisco Providência e Fernando Oliveira, Félix Beltrán do México e Bruno Maag, com empresa no Reino Unido. Cada autor escreveu um capítulo na sua área de especialidade, nomeadamente a conceção, gestão de marca, design de identidade visual, tipografia de marca, perceção visual, linguagem visual de marca.

Esta obra conta com a recomendação de personalidades como Jorge Frascara (Argentina / Canadá), Alain Findeli (França / Canadá) e Alina Wheeler (EUA).

Daniel Raposo dedica-se ao estudo do design desde 1993, sendo Licenciado, Mestre e Doutor em Design e com um percurso profissional na área do Design de Comunicação. Desde 2002 que é professor da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde leciona temáticas associadas à Identidade Visual, Branding, Tipografia, Design Editorial, Teoria e Metodologias de Investigação em Design.

Publicou o seu primeiro livro “Design de Identidade e Imagem Corporativa”, em 2008, Edições IPCB, no mesmo ano em que na Argentina se editou o livro “La rebelión de los Signos. El alma de la letra”, em coautoria com o reputado espanhol Joan Costa, que recebeu por três vezes o título Doutor Honoris Causa, sob responsabilidade da editora “La Crujía”. Este livro veio a ser publicado em português pela Dinalivro, no ano de 2010.

Entre as suas publicações mais recentes como autor ou editor, destacam-se trabalhos individuais e coletivos como “Perspective on Design: Research, Education and Practice” publicado este ano pela Springer, “Investigação e Ensino em Design e Música” das Edições IPCB em 2017 e a ePub “A rebelião da letra” no ano de 2013.

Integra o conselho científico de diversas revistas e congressos internacionais em sistema de “revisão paritária cega”, dedicadas à investigação em Design. Coordena, com Joan Costa, a coleção “Design, Comunicação e Publicidade” da Dinalivro Edições e recentemente Guest Editor da Special Series Collections “Design, Visual Communication and Branding” da Cambridge Scholars Publishing. É autor de diversos livros e artigos sobre Design de Identidade Visual e Imagem Corporativa, bem como sobre tipografia e tipografia corporativa.

O livro pode ser adquirido pelo link: https://www.experimenta.es/tienda/producto/comunicar-visualmente-el-diseno-grafico-de-la-marca/?fbclid=IwAR0WDsBJ_JvuviqE34oNt11NFxWoiwDwxpS5ozxmWAPmXEPOzleXLdtU9DY