Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, acaba de editar o livro “Design, Visual Communication and Branding”, publicado pela Cambridge Scholars Publishing, no Reino Unido.
O livro debruça-se sobre as dimensões do Branding, da comunicação visual e do design, face aos desafios de comunicação impostos pela globalização e pelos mercados digitais, mas também de outras formas e possibilidades tecnológicas.
Discutem-se diversas casos concretos e mudanças potenciadas pela comunicação digital ao nível do Branding, nomeadamente no design, nos media, nas linguagens de comunicação, na relação com os públicos, no design de experiências, no comportamento, na cultura e nos mecanismos de gestão de marcas. Por outro lado, como a inteligência artificial abriu a porta a outras formas de lidar com os megadados (big data), o modo de vender, de recolher e interpretar dados e outros tipos e formas de comunicar, incluindo a customização de mensagens ou na lógica de um-para-um.
Sublinha-se o modo como os avanços tecnológicos associados a novas formas de vida, novos comportamentos sociais e de consumo, fomentam mudanças no modo como organizações, empresas e marcas desenvolvem sistemas de marcas, criam os seus sistemas de identidade visual e como comunicam.
Daniel Raposo contou com a colaboração de importantes profissionais e académicos, nacionais e internacionais, tais como: Steinar Valade-Amland, Homayoun Golestaneh, Armita Serajzahedi, Hassan Sadeghi Naeini, Catia Rijo, Carolina Marmelo, Valéria Feijó, Fernando Oliveira, Irene Van Nes, Rita Coelho, Ângela Duarte, Carlos Rosa, Bruno Silva, Catarina Lelis, Elizete de Azevedo Kreutz e Steven Skaggs.
O livro está disponível para venda a nível internacional, em livrarias especializadas e em lojas digitais como a Amazon, Blackwell, Baker & Taylor, YBP, Ingram e a Cambridge Scholars Publishing (https://www.cambridgescholars.com/product/978-1-5275-8054-1), bem como através de parcerias de distribuição em importantes territórios geográficos, como EUA, China, Índia e Oriente Médio.
Daniel Raposo, é desde 2006, editorial responsável da Convergências – Revista de investigação e ensino das artes - Edições IPCB, e desde 2020, Editor Associado da InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação (Brasil) e do Design Behaviors Journal (Coreia do Sul e EUA).
Integra o conselho científico de diversas revistas indexadas e de congressos internacionais com sistema de “revisão paritária duplo cego”, dedicadas à investigação em Design, destacando-se o EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design.