O filme “A Fábrica”, do realizador Diogo Barbosa e com produção de Alexandre Pinto Lobo, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, é uma das treze películas que faz parte da seleção oficial do Short Film Corner, ponto de encontro das equipas com os investidores durante o festival de Cannes, o qual decorre naquela cidade francesa entre 18 e 22 de maio.

Criada no âmbito da maior competição de curtas metragens do mundo, “A Fábrica” começou por vencer a edição de Castelo Branco de 2019 do 48 Hour Film Project, representando a cidade no ano seguinte no Filmapalooza 2020, em Roterdão (Países Baixos).

Localmente conquistou seis prémios – Escolha do Público, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Argumento, Melhor Realização e Melhor Filme –, bem como diversas menções honrosas, onde se inclui a de Melhor Edição, atribuída ao aluno do IPCB.

Este foi também o primeiro filme português a conquistar um prémio internacional no 48 Hour Film Project (Melhor Uso do Género), concurso que se estreou em Portugal em 2009 e cinco anos depois em Castelo Branco, contando desde aí com a participação de diversos alunos da ESART.

Neste drama sobre o amor e a crise financeira participam quase duas dezenas de atores, entre eles Vítor Norte, Rui Mendes, Carla Andrino, Ricardo Carriço e Sofia Nicholson. Finalista no Independent Shorts Awards Hollywood, o filme está nomeado para melhor curta-metragem de ficção nos Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.