Curso online: " Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais"

Descrição do Curso

O curso de formação “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” resulta de uma parceria entre o PNL2027 e a RIUL (Red Internacional de Universidades Lectoras), sendo reconhecido a nível científico-pedagógico pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e tendo a chancela do Instituto Politécnico de Beja.
Este curso estimula a compreensão teórica do ato da leitura ficcional como experiência, reconhecendo exemplos nas práticas leitoras atuais e propondo analisar formatos de consumo cultural na relação sensorial e interativa. Promove, ainda, uma reflexão sobre: a influência da inteligência artificial, ao traçar perfis de usuários e criar indicações de conteúdo direcionado; a literacia e os aspetos sensoriais a partir de produtos de universos literários; os clubes de leitura e os booktrailers como estímulo à leitura; o desenvolvimento leitor entre páginas e écrãs digitais.
Os blocos temáticos estão pensados para que o formando seja capaz de utilizar a teoria na sua vivência, refletir sobre as suas ações perante as obras ficcionais, reconhecer-se como leitor/consumidor, desenvolvendo também o seu papel de mediador de leitura, podendo recorrer a outros produtos que complementam o mercado literário.

Destinatários: Professores de todos os níveis de ensino, básico, secundário e superior, professores bibliotecários, bibliotecários, mediadores e todas as pessoas interessadas em práticas de leitura interativa, sensorial e transmediática.

Caraterização do Curso:
  • N.º de horas: 30h (25 h assíncronas + 5h síncronas)
  • Modalidade: Curso Livre, com avaliação (Trabalho autónomo e discussão num Fórum)
  • ECTS: 1 (certificado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco)
  • Número de vagas: 100 (4 turmas, com um máximo de 25 formandos)
  • Inscrição: Gratuita até 23 de março de 2021
  • Realização do Curso: abril a maio de 2021
  • Modo de participação: Online
Avaliação: Participação em fóruns e atividades assíncronas.  Elaboração de uma proposta de prática leitora sensorial/interativa.

Inscrições:  Encerradas (Atingido o número limite de vagas disponíveis)

Realização do Curso: abril a maio de 2021 (O dia de início e de fim do Curso, dependerá da escolha do horário das turmas):
Atendendo ao quadro legal em vigor, nomeadamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados, a inscrição e participação no curso “Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” pressupõe que os candidatos conheçam e autorizem que: os seus dados pessoais sejam utilizados para os aspetos administrativos e académicos decorrentes e necessários à participação neste curso, que os mesmos possam ser partilhados entre as entidades envolvidas (comunicadas nesta página) na operacionalização do mesmo ou ainda utilizados para as obrigações legais a que essas entidades estejam obrigadas.