Curso online: " Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais"
Descrição do Curso
O curso de formação “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” resulta de uma parceria entre o PNL2027 e a RIUL (Red Internacional de Universidades Lectoras), sendo reconhecido a nível científico-pedagógico pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e tendo a chancela do Instituto Politécnico de Beja.
Este curso estimula a compreensão teórica do ato da leitura ficcional como experiência, reconhecendo exemplos nas práticas leitoras atuais e propondo analisar formatos de consumo cultural na relação sensorial e interativa. Promove, ainda, uma reflexão sobre: a influência da inteligência artificial, ao traçar perfis de usuários e criar indicações de conteúdo direcionado; a literacia e os aspetos sensoriais a partir de produtos de universos literários; os clubes de leitura e os booktrailers como estímulo à leitura; o desenvolvimento leitor entre páginas e écrãs digitais.
Os blocos temáticos estão pensados para que o formando seja capaz de utilizar a teoria na sua vivência, refletir sobre as suas ações perante as obras ficcionais, reconhecer-se como leitor/consumidor, desenvolvendo também o seu papel de mediador de leitura, podendo recorrer a outros produtos que complementam o mercado literário.
Descrição do Curso
O curso de formação “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” resulta de uma parceria entre o PNL2027 e a RIUL (Red Internacional de Universidades Lectoras), sendo reconhecido a nível científico-pedagógico pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e tendo a chancela do Instituto Politécnico de Beja.
Este curso estimula a compreensão teórica do ato da leitura ficcional como experiência, reconhecendo exemplos nas práticas leitoras atuais e propondo analisar formatos de consumo cultural na relação sensorial e interativa. Promove, ainda, uma reflexão sobre: a influência da inteligência artificial, ao traçar perfis de usuários e criar indicações de conteúdo direcionado; a literacia e os aspetos sensoriais a partir de produtos de universos literários; os clubes de leitura e os booktrailers como estímulo à leitura; o desenvolvimento leitor entre páginas e écrãs digitais.
Os blocos temáticos estão pensados para que o formando seja capaz de utilizar a teoria na sua vivência, refletir sobre as suas ações perante as obras ficcionais, reconhecer-se como leitor/consumidor, desenvolvendo também o seu papel de mediador de leitura, podendo recorrer a outros produtos que complementam o mercado literário.
Destinatários: Professores de todos os níveis de ensino, básico, secundário e superior, professores bibliotecários, bibliotecários, mediadores e todas as pessoas interessadas em práticas de leitura interativa, sensorial e transmediática.
Caraterização do Curso:
Caraterização do Curso:
- N.º de horas: 30h (25 h assíncronas + 5h síncronas)
- Modalidade: Curso Livre, com avaliação (Trabalho autónomo e discussão num Fórum)
- ECTS: 1 (certificado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco)
- Número de vagas: 100 (4 turmas, com um máximo de 25 formandos)
- Inscrição: Gratuita até 23 de março de 2021
- Realização do Curso: abril a maio de 2021
- Modo de participação: Online
Inscrições: Encerradas (Atingido o número limite de vagas disponíveis)
Realização do Curso: abril a maio de 2021 (O dia de início e de fim do Curso, dependerá da escolha do horário das turmas):
Política de Privacidade do IPCB
Realização do Curso: abril a maio de 2021 (O dia de início e de fim do Curso, dependerá da escolha do horário das turmas):
Atendendo ao quadro legal em vigor, nomeadamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados, a inscrição e participação no curso “Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” pressupõe que os candidatos conheçam e autorizem que: os seus dados pessoais sejam utilizados para os aspetos administrativos e académicos decorrentes e necessários à participação neste curso, que os mesmos possam ser partilhados entre as entidades envolvidas (comunicadas nesta página) na operacionalização do mesmo ou ainda utilizados para as obrigações legais a que essas entidades estejam obrigadas.
Política de Privacidade do IPCB
I. As práticas de leitura ficcional como experiência
- A leitura e o corpo do leitor: imagens, sons, o cheiro do livro e o folhear num clique.
- O contacto com obras ficcionais: identidade leitora e universo ficcional.
- Tecnologia e interatividade.
- Como é este leitor/ transleitor?
III. Como se leem as obras ficcionais hoje?
- A Inteligência Artificial e a “navegação” dirigida.
- A cultura de convergência e a produção cultural na era digital
- Viver o universo das obras ficcionais é uma novidade?
- Das convenções de cosplay às máscaras de Dalí
- Produtos para a identidade ficcional I
- Produtos para a identidade ficcional II
- A circulação das obras pelos vendedores: clubes de leitura e publicidade
- A circulação das obras entre os consumidores: fanfics, memes e composições fotográficas
- Rota literária: apresentação da proposta com obra ficcional
- Explicação da atividade final e exemplos com análise teórica
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
_____. Do códex à tela: as trajetórias do escrito. In: A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1998.
_____. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun/ Roger Chartier; tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
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Acesso ao Curso Online Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais
Este link dará acesso a uma plataforma e-Learning Moodle.
A senha de acesso será enviada individualmente, antes do início do curso, para o endereço de correio eletrónico indicado no formulário de inscrição
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Formadores: Naiane Carolina Menta Tres (Universidade Federal da Fronteira Sul - Paraná - Brasil) e Estíbaliz Barriga Galeano (Universidade de Extremadura)
Instituições Coordenadoras em Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco e Plano Nacional de Leitura2027
Responsável Académica: Professora Maria da Natividade Pires – Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Contactos: Cristina Sarmento (PNL2027) - cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt