Curso online: " Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais"

Descrição do Curso

O curso de formação “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” resulta de uma parceria entre o PNL2027 e a RIUL (Red Internacional de Universidades Lectoras), sendo reconhecido a nível científico-pedagógico pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e tendo a chancela do Instituto Politécnico de Beja.
Este curso estimula a compreensão teórica do ato da leitura ficcional como experiência, reconhecendo exemplos nas práticas leitoras atuais e propondo analisar formatos de consumo cultural na relação sensorial e interativa. Promove, ainda, uma reflexão sobre: a influência da inteligência artificial, ao traçar perfis de usuários e criar indicações de conteúdo direcionado; a literacia e os aspetos sensoriais a partir de produtos de universos literários; os clubes de leitura e os booktrailers como estímulo à leitura; o desenvolvimento leitor entre páginas e écrãs digitais. 
Os blocos temáticos estão pensados para que o formando seja capaz de utilizar a teoria na sua vivência, refletir sobre as suas ações perante as obras ficcionais, reconhecer-se como leitor/consumidor, desenvolvendo também o seu papel de mediador de leitura, podendo recorrer a outros produtos que complementam o mercado literário.
 
Destinatários: Professores de todos os níveis de ensino, básico, secundário e superior, professores bibliotecários, bibliotecários, mediadores e todas as pessoas interessadas em práticas de leitura interativa, sensorial e transmediática.
 
Caraterização do Curso:
  • N.º de horas: 30h (25 h assíncronas + 5h síncronas)
  • Modalidade: Curso Livre, com avaliação (Trabalho autónomo e discussão num Fórum)
  • ECTS: 1 (certificado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco)
  • Número de vagas: 100 (4 turmas, com um máximo de 25 formandos)
  • Inscrição: Gratuita até 23 de março de 2021
  • Realização do Curso: abril a maio de 2021
  • Modo de participação: Online     
Avaliação: Participação em fóruns e atividades assíncronas.  Elaboração de uma proposta de prática leitora sensorial/interativa.
 
Inscrições:  Encerradas (Atingido o número limite de vagas disponíveis)

Realização do Curso: abril a maio de 2021 (O dia de início e de fim do Curso, dependerá da escolha do horário das turmas):
Atendendo ao quadro legal em vigor, nomeadamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados, a inscrição e participação no curso “Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais” pressupõe que os candidatos conheçam e autorizem que: os seus dados pessoais sejam utilizados para os aspetos administrativos e académicos decorrentes e necessários à participação neste curso, que os mesmos possam ser partilhados entre as entidades envolvidas (comunicadas nesta página) na operacionalização do mesmo ou ainda utilizados para as obrigações legais a que essas entidades estejam obrigadas.

Política de Privacidade do IPCB




 
I. As práticas de leitura ficcional como experiência
  1. A leitura e o corpo do leitor: imagens, sons, o cheiro do livro e o folhear num clique.
  2. O contacto com obras ficcionais: identidade leitora e universo ficcional.
II. Leitura e interatividade
  1. Tecnologia e interatividade.
  2. Como é este leitor/ transleitor?
III. Como se leem as obras ficcionais hoje?
  1. A Inteligência Artificial e a “navegação” dirigida.
  2. A cultura de convergência e a produção cultural na era digital
IV. Os fenómenos interativos e a identidade leitora
  1. Viver o universo das obras ficcionais é uma novidade?
  2. Das convenções de cosplay às máscaras de Dalí
  3. Produtos para a identidade ficcional I
  4. Produtos para a identidade ficcional II
V. A circulação das obras
  1. A circulação das obras pelos vendedores: clubes de leitura e publicidade
  2. A circulação das obras entre os consumidores: fanfics, memes e composições fotográficas
VI. Ser um mediador de leitura interativa e sensorial: experiências e espaços
  1. Rota literária: apresentação da proposta com obra ficcional
  2. Explicação da atividade final e exemplos com análise teórica
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

_____. Do códex à tela: as trajetórias do escrito. In: A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1998.

_____. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun/ Roger Chartier; tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

DE CERTEAU, M. Ler: uma operação de caça. In:_____. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. São Paulo: Vozes, 2003, pp. 259-270.

ECO, U. Cultura de Massa e “Níveis” de Cultura. In:_____. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2000.

HAYLES, N. K. Literatura Eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo, SP: Global, 2009.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LITTAU, K. Teorías de la lectura: libros, cuerpos y bibliomanía. Bs. As.: Manantial, 2008.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34. 2001.

______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34. 2010.

LITTAU, K. Teorías de la lectura: libros, cuerpos y bibliomanía. Bs. As.: Manantial, 2008.

LLOSA, M. V. O herói discreto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

LLUCH, G. Análisis de narrativas infantiles y juveniles. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2003

MARTOS NÚÑEZ, E. y CAMPOS FERNÁNDEZ-FÍGARES, M. (eds.) (2013). Diccionario de nuevas formas de lectura y escritura. Madrid: Red Internacional de Universidades Lectoras/ Santillana.

PETIT, M. Nuevos acercamientos a los jóvenes y la lectura. 1ª Ed. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1999.

STREET, B. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno, São Paulo: Parábola editorial, 2014.

_____. (Orgs). Situated literacies: reading and writing in context. Londres e Nova York: Routledge, 2000.

 
Acesso ao Curso Online Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais

Este link dará acesso a uma plataforma e-Learning Moodle.
A senha de acesso será enviada individualmente, antes do início do curso, para o endereço de correio eletrónico indicado no formulário de inscrição
 

Formadores: Naiane Carolina Menta Tres (Universidade Federal da Fronteira Sul - Paraná - Brasil) e Estíbaliz Barriga Galeano (Universidade de Extremadura)

Instituições Coordenadoras em Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco e Plano Nacional de Leitura2027

Responsável Académica: Professora Maria da Natividade Pires – Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco

Contactos: Cristina Sarmento (PNL2027) - cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt
 

Partilhe