Catorze estudantes de várias idades construíram o seu primeiro robô no Laboratório de Robótica do IPCB, numa atividade patrocinada pela Ciência Viva, que anualmente apoia as instituições de ensino superior portuguesas para que possam receber nos seus laboratórios de investigação, durante pelo menos uma semana, alunos do ensino básico e secundário para que possam experimentar ciência.

Esta iniciativa teve lugar no Laboratório de Robótica e foi organizada por Paulo Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, e pelos bolseiros de investigação Bernardo Lourenço e Samuel Santos (licenciados em Engenharia Industrial), tendo contado com a participação de estudantes de Castelo Branco, da Escola Secundária Nuno Álvares, Escola Secundária Amato Lusitano e do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, mas também de outras regiões do país, como Coimbra, Leiria, Torres Vedras, Lisboa, Lousada e Alcochete.

Todos os estudantes gostaram da experiência e demonstraram um empenho fora de série, não só a construir o robô, mas também para o afinar mecanicamente e resolver os maiores problemas que foram surgindo, nomeadamente na programação.

Começaram por programar tarefas simples, desde testar sensores e motores e mudar a direção do robô, até às mais complexas como controlar as reações do robô em função da informação que constantemente chegava dos sensores.  Programaram o robô para ser telecomandado por telemóvel, através de um programa para Android que desenvolveram. Foram ainda capazes de programar um comportamento autónomo para o robô: movimentar-se num circuito que simulava os corredores de uma casa, evitando as paredes.