O Relatório de Atividades e Contas do Instituto Politécnico de Castelo Branco referente ano de 2021 foi aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Geral da instituição realizada no dia 9 de junho.

O documento tem como objetivo central apresentar as principais atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano em análise, bem como avaliar o nível de execução do Plano de Atividades do ano em referência.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, sublinhou que o resultado muito positivo do desempenho institucional, ao nível do aumento do número de estudantes, da abertura de concursos de admissão de pessoal docente e não docente e de concursos de promoção, e do desempenho financeiro, que se deve ao trabalho de toda a equipa constituída pelos Vice-presidentes, Administradora, e demais intervenientes, sendo de destacar os coordenadores dos serviços.

O relatório de atividades apresenta os resultados do desempenho institucional, os resultados dos mecanismos internos de avaliação e melhoria e a adequação dos recursos com vista à concretização da missão institucional.

No que concerne ao desempenho institucional, dos 22 objetivos definidos para 2021, 14 foram plenamente concretizados, 7 apresentaram uma taxa de concretização superior a 50%, 1 apresentou uma taxa de concretização inferior a 50% e 1 foi cancelado. Os objetivos dos processos no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB tiveram todos uma concretização plena. Na auditoria externa de acompanhamento, realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, em setembro de 2021, o IPCB mostrou capacidade para a manutenção da certificação do seu SGQ.

Relativamente aos mecanismos de avaliação e melhoria, verificou-se que 91% dos estudantes do IPCB se encontram satisfeitos, uma subida face ao ano anterior, sendo que 49% se encontram muito ou totalmente satisfeitos. O grau de satisfação com os Serviços de Ação Social é globalmente superior a 4 (escala de 1 a 6), com ligeiro aumento face a 2020, e a satisfação dos colaboradores encontra-se acima dos 65% (percentagem de respostas entre 4 e 6), superando, em alguns casos, os 80%. É importante também sublinhar a elevada satisfação dos trabalhadores com o IPCB, medida em quatro dimensões: imagem global do IPCB; desempenho global do IPCB; papel do IPCB na sociedade; perspetiva de futuro do IPCB.

Já sobre a adequação dos recursos, foram abertas diversas vagas para concursos internos de promoção de docentes à categoria de professor coordenador, concursos documentais para lugar de professor coordenador e professor adjunto, regularizadas diversas situações no âmbito do PREVPAP, bem como abertas vagas para recrutamento de técnicos superiores, incluindo mobilidades e PREVPAP, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Relativamente ao desempenho financeiro, a receita cobrada líquida em 2021 (incluindo o valor do saldo transitado da gerência anterior), ascendeu a EUR 25.911.924,04 e foram efetuados pagamentos no valor de EUR 23.410.366,19. O saldo transitado para a gerência seguinte foi de EUR 2.501.557,85.