As Conferências do Politécnico/ Banco Santander, iniciativa de divulgação científica sobre temas da atualidade, proferidas por personalidades de renome e abertas a toda a comunidade, regressam no mês de dezembro com duas conferências a realizar no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
A conferência “A Economia Social em Portugal” tem lugar no dia 3 de dezembro, pelas 18:00 horas, e tem como oradora a Doutora Cátia Teixeira de Sousa Cohen, Coordenadora-Geral da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
No dia 6 de dezembro, pelas 18:00 horas, decorre a conferência “Promoção das Dinâmicas de Inovação Aberta nos Territórios”, que tem como orador o Doutor António Bob Santos, Coordenador-executivo dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, Direção-Geral do Ensino Superior.

Nota biográfica - Cátia Teixeira de Sousa Cohen
Coordenadora-Geral da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, onde desenvolve a sua atividade profissional desde 2010. Exerceu funções técnicas na CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (2009-2010) e no INSCOOP – Instituto António Sérgio para o Sector Cooperativo (2003-2009). Ao longo do seu percurso profissional tem vindo a integrar programas e projetos de promoção do setor da economia social, designadamente junto do público jovem. Licenciada em Direito, em 2019, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e em Política Social, em 2002, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Nota biográfica - António Bob Santos
Doutorado em Economia pelo ISCTE-IUL, António Bob Santos é atualmente Coordenador-executivo dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos (Plano de Recuperação e Resiliência), na Direção-Geral do Ensino Superior. Integrou o Conselho de Administração da ANI – Agência Nacional de Inovação, entre 2018-2021, bem como a Comissão Executiva do FITEC – Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular, integrando ainda o Conselho Económico e Social desde 2017.
Desde 2001 que colabora com várias estruturas governamentais na área da Política de Inovação, tendo integrado as equipas de conceção, gestão e monitorização do PROINOV (Programa Integrado de Apoio à Inovação), do Plano Tecnológico, da Agenda Digital, da Estratégia de Lisboa, do Plano Nacional de Reformas e do Programa Nacional para o Empreendedorismo e Inovação (+E+I). António Bob Santos foi gestor de projetos de inovação na UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento), responsável pela conceção dos programas b-ON, OTIC e Centros de Excelência, e no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, na área das Smart Cities.
António Bob Santos foi também docente convidado em Mestrados no Instituto Politécnico de Santarém e no ISCTE-IUL, sendo autor de várias publicações científicas e de artigos de opinião na área da inovação, tecnologia e digital.