Inserido na iniciativa “Conferências do Politécnico/Banco Santander Totta”, realiza-se no dia 14 de novembro, pelas 18:00 horas no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco, uma conferência subordinada ao tema “Rede de Educação Superior e Desenvolvimento das Regiões” proferida pelo Professor Doutor Júlio Pedrosa de Jesus.
Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus, nasceu em 1945, em Cadima (Cantanhede, Coimbra). Licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Cardiff, lecionou na Universidade de Aveiro, onde atingiu a situação de Professor Catedrático.
Depois de cerca de 25 anos de investigação sobre Química Bioinorgânica e de Materiais, da qual resultou cerca de uma centena de publicações, os seus interesses têm-se centrado, nos últimos 20 anos, sobre Políticas e Governança da Educação, com especial interesse em modelos de governança, plataformas de cooperação Universidade-Sociedade, avaliação e qualidade na Educação.
Ocupou o cargo de Ministro da Educação no XIV Governo Constitucional de julho de 2001 a abril de 2002. Em 2009 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Desde janeiro de 2017, as suas atividades são desenvolvidas como investigador do Centro de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GovCoPP) da Universidade de Aveiro, enquanto mantém a ligação ao CICECO - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, como colaborador.
Foi membro do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian para a Qualificação das Novas Gerações, de 2013 até 2017. Com o apoio desta Fundação, no período de 2014 a 2017 coordenou uma equipa que promoveu o estudo Educação Superior em Portugal: Uma Nova Pespectiva, publicado naquele último ano e, no momento, promove um trabalho sobre Indicadores, Modelos e Experiências de Monitorização e Avaliação de Aprendizagens e de Desenvolvimento das Crianças dos 3 aos 18 anos, iniciado em outubro de 2018.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.