Inserida no âmbito das comemorações dos 30 anos do Conselho Português para os Refugiados (CPR), a Conferência “Acolhimento e Integração de Requerentes de proteção internacional e refugiados em regiões de baixa densidade” decorre no dia 20 de outubro no Auditório da Escola Superior Agrária do IPCB (manhã) e no Centro de Dia de São Domingos - Meimoa, Penamacor (período da tarde).

Assistimos hoje ao aumento do número de pessoas forçadas a deslocar-se devido a perseguição, a conflitos e à sistemática violação dos direitos humanos. Assistimos também à polarização da opinião pública e de posições políticas quanto aos refugiados, bem como a debilidades nos sistemas de proteção.

Nesse contexto, a conferência pretende ser uma oportunidade para refletir sobre o processo de acolhimento de refugiados em Portugal, com destaque para as regiões de baixa densidade, bem como identificar estruturas de apoio à integração de refugiados, as suas atividades e projetos, analisando os seus principais desafios.

A iniciativa tem organização conjunta do Politécnico de Castelo Branco, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa e do CPR e é aberta a toda a comunidade.
Programa:

Sessão 1 –Auditório da Escola Superior Agrária, Castelo Branco

9h00 – Acolhimento e distribuição de informação

9h30 – Sessão de abertura:
  • António Fernandes - Presidente do IPCB
  • Mónica d’Oliveira Farinha - Presidente da Direção do CPR
  • Leopoldo Rodrigues – Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco (a confirmar)
  • Sónia Pereira – Alta-Comissária para as Migrações
10h00 – Mesa Redonda: A população de requerentes de proteção internacional em Portugal: dinâmica e respostas
Moderador: Regina Vieira, IPCB/ESE
  • Catarina Reis Oliveira – Coordenadora do Observatório das Migrações
  • Paulo M. Costa – Universidade Aberta. Apresentação do Estudo “Integração de Refugiados em Portugal: O Papel e Práticas das Instituições de Acolhimento”
11.15h – Pausa/café

11.30h – Mesa Redonda - A presença de requentes de asilo e refugiados nos territórios de Baixa Densidade: instalação, acolhimento e integração.
Moderador: Célia Domingues - Jornalista Jornal do Fundão
  • Christelle Domingos e Sandra Silva – Associação Amato Lusitano.  Migrantes e Refugiados: pistas para uma intervenção multissetorial - projetos de intervenção promovidos em Castelo Branco.
  • Cristina Pereira / Fátima Santos – Origem: Alepo; Destino: Castelo Branco – O roteiro do processo de integração de uma família de refugiados.
12h45 – Almoço e momento cultural

Sessão 2 – Centro Social de São Domingos, Meimoa - Penamacor

15.30 Visita às futuras instalações do Centro de Acolhimento para Refugiados (Meimoa)

16h00 - Experiências de intervenção com populações refugiadas