O Júri Regional do Concurso Poliempreende, constituído por Nuno Caseiro, coordenador da iniciativa no IPCB, Duarte Rodrigues, Gestor de Convénios Universitários do Banco Santander Totta, Hélder Henriques, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e Pedro Agapito, da Pedro Agapito Seguros, reuniu no dia 7 de julho, nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB para eleger os três vencedores do 17.º Concurso Regional Poliempreende.

Nesta fase regional concorreram 12 ideias de negócio que envolveram 48 participantes, entre alunos e docentes da instituição.

Saiu vencedor o projeto BioW21, apresentado pelas alunas Ana Beatriz Rodrigues, Diana Carvalho, Marizete Pires e Modesta Bártolo (na imagem, em baixo). Com um valor de 2.000,00€ de prémio, o projeto consiste na proposta de um produto inovador para a área de diagnóstico médico cardíaco, e irá representar o Politécnico de Castelo Branco no Concurso Poliempreende Nacional que decorrerá já em setembro no Instituto Politécnico de Santarém.

Em segundo lugar ficou o projeto CAB-AD apresentado por Ana Rafaela Ferreira, Ana Rita Silva, Joana Dias Costa, Mariana Sofia Coelho, Marisa Barbeira e Patrícia Coelho. Este projeto conta com um prémio de 1.500,00€ para se implementar, e tem por objetivo uma proposta de higienização rápida e eficiente de equipamentos de diagnostico na área clínica.

O terceiro prémio, no valor de 1.000,00€, foi atribuído ao projeto CardioNeuroPrevent, que consiste num produto de diagnóstico rápido de uma patologia com impacto significativo na sociedade, apresentado pelas alunas Ana Rita Aparício, Daniela Almeida, Eduarda Fragoso e Raquel Vicente.

A 17ª edição do Poliempreende Regional é na realidade a 2ª vez que o Politécnico de Castelo Branco escolhe projetos vencedores devido à organização, em 2020 e em formato exclusivamente online, do Concurso Poliempreende Regional. No ano de 2021, foi decidido por todas as instituições participantes do concurso, voltar a organizar a 17ª edição para que todas pudessem ter oportunidade de levar vencedores à final. O Politécnico de Castelo Branco irá assim, participar com 2 projetos vencedores no Concurso Nacional.

Os prémios são disponibilizados em duas frações: a primeira corresponde a 50% do montante global e é entregue no ano da realização do concurso, a segunda corresponde aos restantes 50% e é entregue após a apresentação da cópia da declaração de início de atividade ou documento comprovativo da implementação empresarial do projeto.

O Concurso Poliempreende decorre este ano, no âmbito do projeto “Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo" (POCI-03-33B5-FSE-072070), com o objetivo de promover ecossistemas de inovação e fortalecer a colaboração entre a academia e as empresas através da facilitação de projetos que envolvem equipas multidisciplinares de estudantes, professores e organizações/empresas na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades. Este é um projeto em rede que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico, bem como parceiros da rede de instituições de ensino profissional que decorrerá ao longo de três anos com o apoio financeiro do COMPETE/Portugal 2020.