A Rede Campus Sustentável, rede de cooperação entre pessoas de mais de 35 instituições do ensino superior nacionais e internacionais, lançou no passado dia 1 de abril de 2021 a 1.ª edição do concurso ligado à sustentabilidade “From Linear to Circular Ideas”!
O objetivo do concurso, realizado de forma online, foi mobilizar a comunidade científica e os seus alunos para aprenderem e refletirem sobre o que é a Economia Circular e como se podem mudar os paradigmas na nossa sociedade e indústria para a sua concretização. O concurso também permitiu estimular o interesse pela investigação, motivar nos alunos o espírito científico, o desejo da descoberta e da resolução de problemas globais, neste caso ligados à Sustentabilidade.
O projeto idealizado pelo Grupo de Trabalho de Economia Circular, da Rede Campus Sustentável, contou com parceria do Instituto Politécnico de Castelo Branco, da Universidade de Coimbra e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para a organização do concurso. Houve também a colaboração de entidades reputadas nas suas áreas de atuação: Associação Smart Waste Portugal, Associação Natureza de Portugal, Delta Cafés, Entogreen, Intraplás, Soja de Portugal e Circular Economy Portugal foram instituições parceiras igualmente envolvidas no projeto.
Na primeira fase do concurso foram admitidas 30 ideias, de 144 participantes de cerca de 20 Instituições do Ensino Superior localizadas em 14 cidades de Portugal e Brasil. Analisando as ideias a concurso podemos concluir que é possível agrupá-las em três áreas: Valorização e gestão de resíduos (73,3%), Ferramentas informáticas (20%) e Educação para a sustentabilidade (6,7%). Por sua vez, as ideias apresentadas na área da Valorização e gestão de resíduos, podem ser agregadas nas seguintes subáreas: Resíduos não especificados (27,3%), Agricultura (22,7%), Têxteis (18,2 %), Recursos naturais (13,6%), Material médico (9,1%), Eletrónica (4,5%) e Plásticos (4,5%). Destas 30 ideias, foram selecionadas 5 ideias que passaram à segunda fase. Acrescente-se que site do concurso foi seguido por várias pessoas dos vários cantos do mundo, América Central e Sul, Europa, Angola, Moçambique e Macau (ver Figura 1). As equipas participantes foram de Instituições de Ensino de Portugal (70%) e Brasil (30%), Na segunda fase, 5 equipas foram escolhidas e ocorreram sessões de mentoria e de formação com os parceiros e colaboradores do concurso, abordando-te temas como: a aplicabilidade da economia circular, modelos de negócios, como fazer um pitch, logística, gestão de parceiros, estratégia go-to-market, inovação social, entre outros tópicos.
No dia 26 de junho ocorreu o evento final para a atribuição dos prémios (em dinheiro e produtos) às três melhores ideias. Além disso, dois estágios foram oferecidos por dois parceiros do concurso- Intraplás e Entogreen. Este evento foi divulgado e apresentado através do Canal YouTube da Rede de Campus Sustentável.
A terceira e ultima fase do concurso decorre com a implementação de algumas das ideias no âmbito da Rede de Campus Sustentável. Para além dos resultados obtidos o concurso pretende continuar a acompanhar nos próximos meses as equipas vencedoras, os estágios, e explorar a criação de novas parcerias nomeadamente entre a industria e a academia.
Na segunda edição do concurso ,em 2022, esperam-se novidades no que diz respeito a parcerias, prémios, oportunidades de estágios, visitas técnicas, sessões de formação e mentorias. O concurso vai decorrer de uma forma híbrida (presencial e online).

Para mais informações sobre o concurso: https://gtecrcs.wixsite.com/circularideas