A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB tem vindo a assinalar nos últimos anos o Dia Mundial do AVC, através da realização de um conjunto de atividades que têm por objetivo alertar para as doenças cerebrocardiovasculares, as que mais matam em todo o mundo, e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a primeira causa de morte e de incapacidade em Portugal.

A realização destas atividades tem um impacto direto e positivo na saúde dos utentes, como é o caso do Sr. Carlos Monteiro, de 82 anos, reformado, e que participou num rastreio no âmbito do Dia Mundial do AVC, a 30 de outubro de 2018. Foi na altura documentada uma estenose significativa assintomática da carótida interna, tendo sido referenciado pela área científica da Fisiologia Clínica para diagnóstico e intervenção.

Este ano, e no âmbito do Dia Mundial do AVC assinalado na ESALD-IPCB a 29 de outubro, o Sr. Carlos voltou a marcar presença, referindo que com o resultado do exame e do relatório técnico que lhe foi facultado em 2018 foi orientado para a realização de mais exames de diagnóstico da patologia descrita, que apoiaram o relatório executado pelos professores da escola.

Este utente da Clínica Pedagógica da ESALD viu o diagnóstico confirmado e como resultado foi intervencionado com a revascularização carotídea e colocação de um STENT na referida artéria.