O reforço da ligação ao tecido empresarial da região constitui um dos principais desafios que se colocam ao IPCB.

O IPCB possui capacidade instalada de I&D para colaborar com os parceiros empresariais e institucionais num vasto leque de domínios, já que dispõem de recursos humanos devidamente qualificados e com competências para prestação de serviços especializados e o desenvolvimento de investigação e transferência de tecnologia.

As oportunidades de financiamento de projetos enquadrados pelo novo período de programação Europa 2020 e Portugal 2020 constituem um desafio para todos os atores regionais e o IPCB pretende afirmar-se crescentemente como um pólo de referência e um parceiro estratégico a nível regional na construção de projetos que reforcem a competitividade e a sustentabilidade empresarial, institucional e territorial.

O IPCB mantém uma forte ligação à comunidade através de protocolos com empresas e instituições, na sua maioria da região, nos domínios da investigação aplicada, do desenvolvimento experimental, da prestação de serviços especializados e dos projetos e estágios de alunos e diplomados.

Desdobrável Prestação de Serviços

INOVC+: Valorização Económica da Inovação Inteligente da Região Centro - O INOVC+: Valorização Económica da Inovação Inteligente da Região Centro é um projeto que se estende à sub-região da Beira Baixa (NUT III Beira Baixa) através do IPCB, que propõe a realização de cinco atividades: sensibilização e networking, identificação de tecnologias e necessidades de I&D+I, valorização e comercialização, promoção e disseminação de resultados, estruturação e gestão do ecossistema de inovação.

Trata-se de um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico baseado num ecossistema regional de inovação inteligente que envolve instituições de ensino superior, centros de valorização e transferência de tecnologia, e empresas da região centro. O objetivo é o de potenciar o trabalho em rede, contribuindo para a criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D+I.

Com um investimento total de mais de 3,5 milhões de euros, o projeto é cofinanciado pelo CENTRO 2020 e FEDER, no âmbito do AVISO CENTRO-46-2021-23 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas: Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico.