Catarina Gavinhos, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, é a nova Provedora do Estudante do IPCB. A cerimónia de tomada de posse teve lugar no dia 5 de março, na Escola Superior de Tecnologia, na sequência da designação pelo Presidente do IPCB, sob proposta fundamentada das estruturas representativas dos estudantes.

O Presidente do IPCB agradeceu o empenho e qualidade do trabalho desenvolvido pelo Provedor do Estudante cessante, Fernando Raposo, considerando que “a professora Catarina Gavinhos atuará com toda a objetividade, transparência e independência necessária”, e “contará com toda a minha disponibilidade para refletirmos acerca das legítimas reclamações dos estudantes”.

Catarina Gavinhos afirmou que “o provedor do estudante depende muito do que os estudantes esperam que nós sejamos. A minha ideia é ouvi-los, mediar todos os assuntos que possa com os órgãos da instituição”. Tem como principais eixos de atuação o que está indicado nos estatutos do IPCB e aquilo que no seu entender deverá ser a missão do provedor, nomeadamente “a “promoção da integração dos alunos” e do “sucesso escolar”.

Entende a também presidente da Comissão para a Integração Social e Cultural do Estudante Internacional do IPCB que “o professor tem de ser um eterno estudante, e nessa medida vou trabalhar em causa própria. Mas é pelos e para os alunos do IPCB que vou cumprir esta missão”. Agradecendo o voto de confiança, “vou estar disponível para os ouvir individualmente, em grupo ou associação sempre que acharem que os posso ajudar na resolução de um problema na vida de estudante.

A Provedora do Estudante do IPCB irá à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB na primeira segunda-feira de cada mês, onde estará entre as 14 e as 16 horas. Nas restantes segundas-feiras, no mesmo horário, fará atendimento aos alunos num gabinete dos Serviços Centrais e da Presidência. Podem também ser colocadas questões através do e-mail provedor@ipcb.pt. “Asseguro que responderei com a maior brevidade possível.”

De acordo com os estatutos do IPCB, "O Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito académico, docente ou não docente, que pode ou não pertencer ao IPCB, que goze de comprovada reputação de integridade e independência, tendo como função defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes". Pretende-se que em colaboração com os estudantes exista uma participação ativa na vida da Instituição, para que se possam propor soluções concretas que levem a uma melhoria das condições de ensino, a promoção do sucesso escolar, estimulando a participação dos estudantes na prossecução da missão e objetivos da instituição.

Catarina Maria Queirós Monteiro Ventura Gavinhos é doutora em Engenharia do Ambiente pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior Técnico. Exerce funções de docente na Escola Superior Agrária do IPCB desde 1999, tendo ainda colaborado a nível da docência em outras escolas do IPCB. É atualmente presidente da Comissão para a Integração Social e Cultural do Estudante Internacional do IPCB.