A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco dinamizou um conjunto de atividades lúdicas para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no âmbito da iniciativa “Brincando Aprendemos – Atividades Lúdicas na ESECB”.

A iniciativa teve o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Branco e envolveu os estudantes do 1.º Ano da licenciatura em Educação Básica e do 1.º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Recreação Educativa para Crianças.

As crianças das 4 turmas do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (2 turmas da sede do Agrupamento e 2 da Escola do Castelo) tiveram oportunidade de assistir à representação de dois textos dramáticos, tendo realizado a partir destes diferentes atividades expressivas (construção de fantoches, expressão corporal, dramatizações…).

“Um Bater de Corações”, de José Pires, “Dona Rata Sábia”, “Aqui há Fantoches”, “A Sopa de Pedra”, “A Cabaça e o Lobo” de Lígia Brazão e “A Importância de Ser Útil” de Arcelinda Ferreira foram as peças e respetivos autores apresentados/ interpretados para as crianças.

A organização foi da responsabilidade das docentes Cristina Pereira, Helena Margarida Tomás e Madalena Leitão responsáveis pelas unidades curriculares de Dinâmica de Grupos e Resolução de Conflitos, Metodologias e Técnicas de Animação de Crianças e Expressão Dramática II da ESECB-IPCB.