O Politécnico de Castelo Branco realizou no dia 13 de junho uma sessão de encerramento da época desportiva dos estudantes-atletas que representaram a instituição nos campeonatos nacionais de desporto universitário.
Durante o ano letivo que agora termina, o IPCB contou com um total de 91 estudantes-atletas, que participaram em 9 modalidades: futebol, orientação, ténis de mesa, judo, basquetebol, futsal masculino e feminino, tiro com arco e atletismo.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, agradeceu a todos os atletas que participaram naquele que foi “um projeto interessante e inclusivo, que permite um apoio global para os estudantes participarem nas diversas modalidades” e que “fomenta a prática do desporto”. Destacou ainda o percurso de sucesso dos atletas do IPCB, cuja manutenção nas competições resultou na necessidade de reforço orçamental para esta iniciativa.
António Fernandes agradeceu a toda a equipa do IPCB envolvida no projeto, nomeadamente ao Coordenador Institucional do Desporto no IPCB, Rui Paulo, ao Diretor da Escola Superior de Educação, João Serrano, aos docentes Pedro Mendes, João Rocha, Ana Hormigo, Abel Louro, e André Ramalho, e ainda à Associação de Estudantes da ESECB, pela importante colaboração na operacionalização de alguns processos. “Para o ano cá estaremos para continuar a apoiar o desporto no IPCB”.
O Diretor da ESECB, João Serrano, destacou a importância do desporto, uma “área importante que junta todas as escolas do IPCB”, congratulando-se pelos bons resultados obtidos, “reconhecidos em todo o país”, e que tornaram necessário o reforço do orçamento previsto inicialmente, “os estudantes são os nossos campeões”. João Serrano agradeceu ainda o “árduo trabalho e empenho dos professores” na concretização deste projeto.
O Coordenador Institucional do Desporto no IPCB, Rui Paulo, referiu que este é um projeto que “tem vindo a crescer de forma sustentada, com intenção de continuar a aumentar o número de atletas”, numa área em que “o IPCB é pioneiro”.
Rui Paulo felicitou todos os atletas que representaram a instituição com muito mérito e dignidade, “souberam usar a camisola do IPCB”, e que permitiram conquistar o título de campeão nacional universitário de judo (Mariana Milheiro), o 3.º lugar no tiro com arco (Luís Caiola) e um desempenho assinalável no atletismo (Daniela Costa). Destacou ainda os bons resultados obtidos nos desportos coletivos, nomeadamente no futebol, basquetebol e futsal.