O consorcio formado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Santarém e Centro Hospitalar de Leiria, realiza no dia 17 de dezembro o lançamento da plataforma digital Help2Care, que tem como objetivo apoiar cuidadores de pessoas dependentes.

A apresentação pública da plataforma decorre na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, em duas sessões distintas: das 11:30 às 12:30, no auditório 1 da ESALD – IPCB, tem lugar a apresentação para estudantes e das 14:30 às 15:30, no auditório 2 da ESALD – IPCB, realiza-se a apresentação para docentes e profissionais de saúde.

O “Help2Care – Capacitação de Cuidadores Informais no Autocuidado”, é um projeto baseado numa necessidade regional, interdisciplinar, colaborativo, multiregional e de investigação baseada na prática, que envolve estudantes, docentes e stakeholders e tem como principal objetivo desenvolver um modelo de capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o autocuidado.

Este modelo incluirá um manual para apoiar o cuidador (em suporte de papel, áudio e formato digital), com texto e imagens acessíveis, plataformas digitais (website e app) e um manual (guião) com o modelo de capacitação dos cuidadores/ pessoa dependente. O projeto Help2Care permitirá desenvolver trabalho em rede e recorrer às sinergias entre parceiros da região.