António Canatário Duarte, docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, publica um capítulo de livro e um artigo científico em editora de circulação internacional (Editora ELSEVIER).
O capítulo com o título “Use of simulation models to aid soil and water conservation actions for sustainable agro-forested systems”, foi publicado no livro Natural Resources Conservation and Advances for Sustainability (ELSEVIER), em coautoria com Carla Ferreira (Universidade de Estocolmo - Suécia) e Giuliano Vitali (Universidade de Bolonha – Itália).
A crescente necessidade de alimentos, e a consequente intensificação da atividade agrícola, implica uma maior pressão na utilização da água e uma utilização massiva de agroquímicos, que, sem a necessária salvaguarda de medidas preventivas, pode levar ao aparecimento de situações ambientais preocupantes.
Este capítulo mostra como os modelos de simulação se constituem como ferramentas estratégicas no planeamento da atividade agrícola, ao possibilitarem a avaliação de impactes para uma determinada conjugação de fatores, e permitirem a configuração de situações alternativas tendentes à definição de códigos de boas práticas.
Informação adicional e aquisição do livro, disponível em: https://bit.ly/3rt2cEA
O artigo com o título “How changes in cropping intensity affect water usage in an irrigated Mediterranean catchment”, foi publicado na Revista Agricultural Water Management (ELSEVIER), em coautoria com Luciano Mateos (Instituto de Agricultura Sustentável/CSIC, Córdoba, Espanha).
As políticas agrícolas europeias e a alteração da realidade social de uma região, como a verificada na região deste estudo (Idanha-a-Nova), influenciam o nível da actividade agrícola (cropping intensity), particularmente de regadio, e consequentemente o uso e gestão da água e os efeitos associados nos ecossistemas hídricos confinantes. Deste estudo infere-se que o escoamento gerado nas parcelas de rega, e a sua influência no escoamento na rede de drenagem natural, mostraram uma estreita relação com as dotações de rega aplicadas, e estas por sua vez com o nível da atividade agrícola de regadio.
O artigo pode ser consultado em: https://bit.ly/3DnZdj0