A primeira fase do concurso especial de ingresso no ensino superior para estudantes titulares de cursos de dupla certificação arranca a 24 de agosto, e decorre até 3 de setembro. Destinado a alunos oriundos das vias profissionalizantes do ensino secundário e de cursos artísticos especializados, este regime específico contempla um conjunto de vagas em determinados ciclos de estudo e áreas.

Neste âmbito, em 2020/2021 o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) disponibiliza 114 vagas adicionais em 24 licenciaturas de todas as suas unidades orgânicas, com exceção da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. No ano letivo anterior, na estreia deste mecanismo distinto do concurso nacional de acesso, o IPCB detinha 119 das 2615 vagas fixadas em todo o país, a maioria em institutos politécnicos.

Os candidatos com uma classificação mínima de 95 pontos nas provas realizadas no passado mês de julho através da Rede de Provas Centro, constituída pelos institutos politécnicos da região centro, e que, nos casos aplicáveis, cumpram os pré-requisitos, poderão assim concorrer às vagas atualmente disponibilizadas pelo Politécnico de Castelo Branco sempre que o curso profissional ou artístico tenha correspondência com o código atribuído à licenciatura no âmbito da Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação.

A candidatura é apresentada no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), podendo a informação sobre a oferta específica do IPCB ser consultada em https://www.ipcb.pt/sa/ensino-profissional-acesso-licenciaturas.

Partilhe