No âmbito da unidade curricular de Técnicas de Documentação e Arquivo, no passado dia 30 de abril os alunos do segundo ano do curso de licenciatura em Secretariado realizaram uma visita de estudo à delegação da Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Coadjuvados pelas explicações dadas, catorze estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco ficaram a conhecer as rotinas de trabalho do antigo centro regional instalado na cidade desde 1999 e a partir do qual, até 2002, foram transmitidos os blocos noticiosos de cobertura local ali produzidos.

Explorados a redação, o estúdio de rádio, as ilhas de edição linear e não linear e o arquivo de vídeo localizados no primeiro andar, a turma rumou até à sala de maquilhagem e ao estúdio de televisão que ocupam o rés-do-chão do edifício histórico com vista privilegiada para o centro cívico.

Os estudantes tiveram assim oportunidade de conhecer valências equipadas com os respetivos meios técnicos necessários à recolha, tratamento e envio diário de peças e reportagens para o centro de produção da RTP em Lisboa, as quais são depois emitidas nos espaços informativos dos diversos canais do operador público.

A visita precedeu uma aula relacionada com os arquivos audiovisuais e os sistemas de gestão de conteúdos utilizados na indústria televisiva, os quais integram desde a produção eletrónica de notícias ao armazenamento em servidor e distribuição em rede.