Luís Santos e Tiago Costa, alunos do 3º ano da licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicaram o artigo “Performance Assessment of ESP8266 Wireless Mesh Networks” na revista científica internacional Information.

O trabalho resulta do projeto de fim de curso, orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares e apresenta uma testbed de uma rede sem fios em malha baseada em dispositivos ESP8266 e na biblioteca painlessMesh. Analisa a viabilidade e eficácia desta solução para monitorizar bens perecíveis, tais como fruta e vegetais frescos, que são frequentemente armazenados e transportados dentro de contentores refrigerados. Avalia também o desempenho da rede com diferentes números de nós e volumes de tráfego usando transmissão unicast. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados como base para propor novos mecanismos e protocolos que melhorem o desempenho destas redes.

A revista Information (ISSN: 2078-2489) é editada pela MDPI, sendo indexada na base de dados SCImago Journal Rank (SJR). O artigo encontra-se disponível para consulta em https://www.mdpi.com/2078-2489/13/5/210.