O trabalho “Fratura do Tibiotarso em Strix Aluco – Métodos de Contenção e Cuidados Pós-Cirúrgicos”, realizado pelas alunas da licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária do IPCB Inês Cabaça, Ana Rita Fernandes, Daniela Silva e Jéssica Owen, em colaboração com os médicos veterinários Filipa Lopes, do CERAS - Castelo Branco, e Humberto Pires, da ESA-IPCB, foi distinguido com o prémio de melhor “Poster do Congresso de Enfermagem Veterinária” no XVI Congresso Internacional Veterinário Montenegro. A equipa da ESACB apresentou ainda o poster “Procedimentos de Enfermagem Veterinária na Resolução de Fratura Fechada do Úmero Esquerdo de uma Pica Pica”.
As alunas receberam o prémio das mãos da Presidente da Comissão Científica do Congresso de Enfermagem Veterinária, Dr.ª Helena Vala, e ainda contaram com a presença do Presidente deste grande evento, Dr. Luis Montenegro, junto ao poster premiado.
A edição de 2020 foi dedicada ao tema “Inovação & Desenvolvimento sem segredos” e teve como objetivo partilhar as mais recentes novidades da medicina veterinária a todos os intervenientes do sector. A ESACB esteve representada por alunos do 2.º e 3.º ano da licenciatura em Enfermagem Veterinária, acompanhados pelos docentes Ana Matos, Luis Figueira e Pedro Cardoso.
Com cerca de 2000 participantes e mais de 40 oradores de renome nacional e internacional, o XVI Congresso Internacional Veterinário Montenegro esteve a funcionar em 4 salas em simultâneo, uma das quais a Sala de Enfermagem, dedicada a enfermeiros veterinários e estudantes. Contou com a participação da Prof.ª Ana Matos da ESA-IPCB que, como membro da Comissão Científica moderou a mesa durante a manhã do segundo dia de trabalhos.
A participação dos alunos num congresso com esta importância é um privilégio, uma vez que este complementa a sua formação, dá a possibilidade de um desenvolvimento académico diferenciado, e uma oportunidade de crescer como futuro profissional da enfermagem veterinária, proporcionando interessantes momentos de partilha e interação entre os vários profissionais do sector.