Alunos finalistas da ESGIN-IPCB realizaram uma atividade de “Chefia e Liderança”, orientada pelo Comando Territorial de Castelo Branco da GNR e pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) – Especialidade de Busca e Resgate em Montanha (BRM).
A iniciativa, organizada no âmbito da unidade curricular de Liderança e Gestão de Equipas, decorreu no Centro de Atividades Escutistas, no Monte do Trigo, em Idanha-a-Nova e envolveu alunos das licenciaturas em Gestão Comercial, Gestão Hoteleira, Gestão Turística e Contabilidade e Gestão Financeira.
Tratou-se de um exercício prático, com o objetivo de desenvolver competências sociais e emocionais, associadas a gestão do stress, gestão de conflitos, coordenação de equipas, inteligência emocional, autocontrolo, capacidade de motivação, influência e persuasão, comunicação assertiva, planeamento, estratégia e tomada de decisão. Uma ação que permitiu exercitar os conteúdos teóricos apreendidos em contexto de sala de aula.
A iniciativa integrou três momentos distintos. Iniciou com um briefing da ação seguido de uma palestra sobre “Chefia e Liderança”, permitindo aos estudantes consolidar os conhecimentos sobre liderança e explorar as características associadas a um bom líder. De seguida, a atividade prática, na qual os participantes experienciaram um pouco da vivência militar, com a ajuda dos GIPS – BRM, que se centrou na necessidade em ultrapassar obstáculos aplicando os conhecimentos obtidos. Por fim, efetuou-se um debriefing, com uma reflexão sobre a atividade realizada, interligando os conhecimentos teóricos com a prática desenvolvida.
Através desta ação, os estudantes compreenderam a importância do espírito de entreajuda para o alcance dos objetivos bem como das competências a desenvolver e a melhorar no exercício da liderança e do trabalho em equipa.
Uma atividade que se revelou uma enorme mais-valia, não só para os estudantes, mas também para as Instituições envolvidas.