Para assinalar os 30 anos da criação do ensino superior em Idanha-a-Nova e comemorar três décadas de compromisso com a sua missão para com os estudantes e a comunidade onde está inserida, a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco, preparou um conjunto de iniciativas que decorrerão ao longo desta semana.

O programa das comemorações tem início no dia 19 de novembro, com a Simulação de um julgamento, no Tribunal de Idanha-a-Nova, protagonizado por estudantes da licenciatura em Solicitadoria. Ainda nesse dia, realiza-se uma aula aberta dedicada ao Empreendedorismo e Gestão de Processos, por António Trigueiros de Aragão, Administrador das Fábricas Lusitana. No dia 22 de novembro será inaugurada uma exposição com os testemunhos de antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (que funcionou de 1991 a 1997), e da atual Escola Superior de Gestão. Haverá, ainda, os Contos de Encontro entre Culturas, um espaço de partilha de histórias de alunos de diferentes nacionalidades.

O dia 23 é dedicado às licenciaturas da área do Turismo, com os Encontros com Por(tour)Gal, que contam com a participação dos responsáveis do Natura Glamping e do Boom Festival. Está também agendada uma visita dos estudantes à BoomLand. Para o dia 24 de novembro preparou-se o Play Management, um jogo de Gestão que será disputado por equipas constituídas por estudantes das diversas formações da Escola. Ao final do dia o palco das comemorações será o Pavilhão Gimnodesportivo de Idanha-a-Nova, com o jogo de futebol entre alunos e professores, em recriação de uma atividade praticada nos primeiros anos da escola.

A Cerimónia Comemorativa dos 30 anos de Ensino Superior em Idanha-a-Nova terá lugar no dia 25 de novembro, com uma sessão solene no auditório Professor Domingos Rijo.
Estão previstas as intervenções do Presidente do IPCB, da Diretora da ESGIN-IPCB, do Presidente da Associação de Estudantes e do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a que se seguirá a Oração de Sapiência sobre Ensino Superior: do Global ao Local, pelo professor Doutor João Ruivo, primeiro diretor eleito da ESGIN-IPCB.

programa termina no dia 27 de novembro com um workshop sobre “Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio”, uma iniciativa patrocinada pela maior rede europeia de inovação alimentar, EIT Food, dinamizada em Portugal pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI - Building Global Innovators.