A Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB assinalou a 9 de novembro o seu 23.º aniversário, numa cerimónia plena de criatividade e dinâmica, demonstrando a qualidade do trabalho desenvolvido nas diversas áreas de ensino da escola, do design de interiores até à moda, passando pela multimédia ou pela música.

Após o momento musical protagonizado pelo Kodu Percussion Group, com os estudantes Ismael Gouveia, Jaime Pereira e Francisco Guerreiro, o Diretor da ESART-IPCB deu início à sessão solene mencionando que, apesar dos problemas globais que se vivem atualmente, a escola “é o lugar próprio para os atos de pensar e criar”. Francisco Pinho valorizou a hospitalidade proporcionada aqueles que chegam pela primeira vez à ESART, “as pessoas criam a beleza da academia”, deixando o desafio a todos os docentes e não docentes para “que as ações do quotidiano aumentem as perspetivas de futuro dos estudantes”.

O representante dos estudantes, Francisco Botelho, deu os parabéns à ESART-IPCB, “instituição que nos acolhe e apoia diariamente”, fazendo votos de que a Escola continue a ser um espaço de referência para as artes em Castelo Branco e continue a destacar-se pela diferença com que recebe aqueles que a ela chegam.

Destacando a dinâmica e novidade que trouxe ao território, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco deu os parabéns à escola pela criatividade, originalidade e capacidade de “fazer diferente”. Leopoldo Rodrigues destacou com orgulho “os bons exemplos de empregabilidade e a qualidade dos profissionais saídos da ESART, que levam o bom nome da escola pelo mundo inteiro”, terminando com “uma palavra especial aos alunos, razão de ser e força impulsionadora da escola”.

Trabalhar de forma cada vez mais eficiente e continuar a puxar pela ESART com criatividade e novos projetos foram dois desafios deixados pelo Presidente do IPCB para fazer face às dificuldades que o mundo enfrenta, mostrando-se satisfeito com o crescimento do número de alunos e a plena ocupação de vagas no Concurso Nacional de Acesso. “Vamos em conjunto ser capazes”. António Fernandes elogiou o trabalho desenvolvido pelos vários cursos da escola na preparação da cerimónia, considerando que o projeto em curso de uma nova licenciatura em Media Digitais poderá ser o caminho certo para cimentar o crescimento da ESART, de acordo com a capacidade instalada a nível de docentes, equipamentos e laboratórios.

A cerimónia incluiu ainda uma projeção de imagem digital preparada pelos alunos do mestrado em Produção para Média Digitais, o bolo de aniversário e convívio entre toda a comunidade académica, com os tradicionais parabéns a serem tocados pelo Kodu Percussion Group.