A Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco organizou, em parceria com a Universidade Aberta, o 1.º Workshop de Modelação Estatística dos Sistemas Florestais.
A iniciativa, inserida no programa da Pós-Graduação em Ciências Florestais lecionada no âmbito da parceria entre estas duas instituições, teve na sua organização a docente da ESACB-IPCB, Cristina Canavarro e a docente da Universidade Aberta, Teresa Oliveira.
"Aplicação de metodologias de análise de dados funcionais para explicação do efeito da madeira no envelhecimento de aguardentes" e "Análise estatística de incêndios florestais" foram os temas abordados na primeira sessão por Ofélia Anjos, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, e por Manuela Oliveira, docente da Universidade de Évora, respetivamente.
A segunda sessão esteve a cargo dos docentes da ESACB-IPCB, Cristina Alegria e José Pedro Fragoso que apresentaram os temas “A expressão matemática do crescimento e produção florestal. Um estudo de caso - o modelo de crescimento e produção PBIRROL" e "A utilização de modelos de Programação Linear na gestão de sistemas silvopastoris". Roberval B. Lima (Embrapa Amazônia Ocidental) encerrou a sessão com o tema "Pesquisas Silviculturais na Amazônia Ocidental: experiências e oportunidades".
O 1º Workshop de Modelação Estatística dos Sistemas Florestais teve a presença dos alunos da Pós-Graduação em Ciências Florestais, e também de outros interessados nos temas abordados.