A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas Funcionais do Instituto Politécnico de Castelo Branco organiza o 1.º Congresso Internacional em Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento, que decorre nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no auditório da Escola Superior Agrária do IPCB.
O aumento continuado dos níveis de envelhecimento da população desafia a uma revisão das atuais e futuras necessidades e expectativas deste grupo etário. Nesse sentido, os participantes do congresso são convidados a refletir e a discutir as problemáticas das sociedades envelhecidas, sempre numa abordagem integrada e multidisciplinar, não apenas numa perspetiva do indivíduo e dos ciclos de vida, mas também das comunidades.  O objetivo é juntar investigadores e profissionais de áreas e formações diversas que pensam de forma positiva sobre o desenvolvimento das Comunidades Envelhecidas, criando oportunidades para uma visão de sociedades que potenciem um envelhecimento bem-sucedido, através da interligação dos diferentes fatores.
O evento conta com oradores de renome nacional e internacional das mais diversas áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo das problemáticas relacionadas com as Comunidades Envelhecidas. Serão abordadas as seguintes linhas temáticas:
  • Comunidades Funcionais, por David Reher, doutorado em História pela Universidade Complutense de Madrid, professor catedrático na Universidade Complutense de Madrid e professor visitante em várias universidades dos Estados Unidos e da Europa. Director do Grupo de Investigação População e Sociedade (GEPS).
  • Envelhecimento Ativo, por António Fonseca, licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Professor associado de Psicologia, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Coordenador do Mestrado em Gerontologia Social Aplicada na UCP. Membro integrado do Centro de Estudos em desenvolvimento Humano e membro colaborador do CINTESIS e da Age.Comm.
  • Desenvolvimento Humano, por Rocio Fernández-Ballesteros, doutorada em Ciências Políticas e Sociais e Diplomada em Sociologia, Especialista em Psicologia Clínica. Professora emérita da Universidade Autónoma de Madrid. Fundadora e ex-Presidente da Associação Europeia de Avaliação Psicológica. Editora de 20 revistas científicas nacionais e internacionais.
  • Participação e Inovação: Aspetos Sociais, Políticos e Tecnológicos, por Malcolm Payne, professor emérito/ honorário da Universidade Metropolitana de Manchester e da Kingston University, em Londres e ex-diretor de atendimento psicossocial e espiritual, St Christopher's Hospice, Londres. Trabalhou numa ampla gama de configurações de trabalho social e com várias universidades na Europa.
É aceite a submissão de resumos, em língua portuguesa, espanhola e inglesa, até às 00:00 horas do dia 15 de julho de 2019, os quais, em caso de aceitação, serão selecionados para apresentação oral ou poster.
Poderão ser consultadas informações adicionais na página do evento na Internet, em https://congress.agecomm.pt.

Partilhe