A Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro estão a desenvolver propostas no âmbito do Projeto REiNOVA, no CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Alimentar.

O projeto REiNOVA visa a cooperação transnacional entre Portugal e Espanha e tem como objetivo promover a inovação nas microempresas do sector agroalimentar em mercados externos. É composto por entidades Portuguesas e Espanholas especializadas no apoio à inovação e ao empreendedorismo no sector agroalimentar, sendo financiado através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014–2020, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O projeto REiNOVA consiste assim na criação e teste de uma nova metodologia internacional de incubação de ideias, adaptada às microempresas do sector agroalimentar, que aumente a intensidade tecnológica e de conhecimento com vista à formulação de produtos de excelência (totalmente novos ou adaptando os existentes), ajustados a nichos de mercado externos.

Neste âmbito, decorreu na InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, uma prova de conceito e um Focus Group. Nestas provas de conceito e Focus Group, o objetivo foi o de aferir se as propostas de produtos são de encontro com os mercados internos e externos, nomeadamente, países do continente Asiático, Africano e da América-latina. As propostas estão a ser desenvolvidas em parceria com ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas, do IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco e a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro.
O grupo de trabalho, constituído por 19 pessoas, sendo 5 do grupo da Ásia, 5 do grupo da América Latina e 9 do grupo da África, realizaram diversas provas sensoriais com o apoio do CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar e analisaram algumas embalagens desenvolvidas para alguns produtos de empresas participantes do projeto REiNOVA, respondendo a questionários e debatendo em grupo sobre o que viam.
O resultado foi bastante positivo, tendo sido aferido com sucesso todos os produtos propostos, percebendo algumas diferenças culturais importantes para a entradas de produtos agro alimentares portugueses nestes mercados.