Informação Geral

O CPAES-M23 é uma formação pós laboral, de estudo acompanhado, com a duração de 24h. A aprovação nos módulos dispensa a realização da prova escrita dos Maiores de 23 anos. Deverá inscrever-se ao módulo em função do curso a que pretenda candidatar-se, sem prejuízo de se poder inscrever a outros módulos.

Funcionamento

O CPAES funcionará das 18.00h às 21.00h, de acordo com o calendário aprovado (consultar horários)
O CPAES funcionará entre abril e maio de cada ano.
O curso funcionará em regime presencial, sendo obrigatória a presença num mínimo de 75% das horas totais de cada módulo.
Todos os candidatos serão sujeitos a avaliação de conhecimentos, sendo-lhes atribuída uma classificação final da escala numérica inteira de 0 a 20.

Destinatários

Podem inscrever-se no CPAES-M23 os potenciais candidatos às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPCB dos maiores de 23 anos, desde que tenham completado 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano anterior.
Nota: não se podem inscrever candidatos que estejam abrangidos pelo estatuto de Estudante Internacional.

Apoio Social

Os alunos do CPAES terão acesso aos serviços prestados pelo IPCB, nomeadamente às cantinas, bares, serviços de saúde, bibliotecas, reprografias, atividades culturais e desportivas.

Certificação

Aos alunos que concluam com aproveitamento os módulos que compõem o CPAES, será emitido, a requerimento do próprio, um certificado de conclusão do CPAES.

Prosseguimento de estudos

Os candidatos às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPCB dos maiores de 23 anos (Provas M23) que tenham obtido aprovação no CPAES, ficam dispensados, de realizar a prova de conhecimentos escritos prevista no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21/03 e no Regulamento n.º 255/2018, de 07/05, ficando sujeitos apenas à realização da entrevista e à apreciação do currículo escolar e profissional.
Os candidatos que tenham frequentado o CPAES, devem proceder à inscrição nas Provas M23, dentro dos prazos fixados em despacho próprio, para efeitos de realização das entrevistas e análise curricular. Consulte informação da inscrição nas provas em http://www.ipcb.pt/sa/maiores-de-23

Inscrição/Documentação

A inscrição no CPAES é feita online em: http://candidaturas.ipcb.pt com entrega da seguinte documentação:

Boletim de Inscrição (faça download);
Cópia do documento de identificação*;
Certificado de habilitações;
Pagamento da taxa de inscrição e frequência (45 euros)

* Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, autoriza o IPCB a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e poder continuar com o processo
Aconselhamos a consulta do manual de apoio à candidatura e ainda do vídeo tutorial

Edital de candidatura: consultar

Calendário 2024/2025

Inscrições de 07 a 28 de março 2024
Início do curso – 11 de abril 2024
Fim do curso – até 10 de maio 2024
Afixação da classificação final do curso – 14 de maio 2024 (nesta página no separador "Classificação final" )

Pagamentos

A inscrição e frequência num módulo do CPAES implica o pagamento de uma taxa no valor total de 45€, por ref. MB gerada no momento da inscrição on-line.

Nota: a inscrição em módulos adicionais implicam o pagamento de 10€ / módulo (neste caso o candidato é contactado pelos serviços para pagamento desta taxa adicional).

Em caso de anulação ou desistência não há lugar ao reembolso de qualquer quantia paga, assim como não será emitido qualquer certificado de conclusão.

O CPAES terá em funcionamento os seguintes módulos:

Noções de Economia
Sistemas de Informação e Multimédia

Os alunos do CPAES inscrever-se-ão ao módulo em função do curso a que pretendam candidatar-se, sem prejuízo de se poderem inscrever a outros módulos.

Cada módulo apenas entrará em funcionamento caso tenha um número mínimo de 10 inscritos.

Correspondência entre os módulos do CPAES e as licenciaturas

ESACB - Módulo Biologia
(Licenciaturas: Agronomia | Biotecnologia Alimentar | Enfermagem Veterinária | Engenharia de Proteção Civil | )
(CTeSP: Análises Químicas e Biológicas | Cuidados Veterinários | Produção Agrícola | Proteção Civil | Recursos Animais | Recursos Florestais)

ESACB - Módulo Matemática
(CTeSP: Energias Renováveis)

ESALD - Módulo Biologia
(Licenciaturas: Ciências Biomédicas Laboratoriais | Enfermagem | Fisiologia Clínica | Imagem Médica e Radioterapia)

ESGIN - Módulo Noções de Economia
(Licenciaturas: Administração Pública | Gestão | Gestão Comercial | Solicitadoria | Turismo)
(CTeSP: Gestão Empresarial | Turismo e Hotelaria)

ESTCB - Módulo Matemática
(Licenciaturas: Engenharia Civil | Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações | Engenharia e Gestão Industrial | Engenharia das Energias Renováveis)
(CTeSP: Construção Civil | Sistemas Eletrónicos e Computadores | Automação e Gestão Industrial)

ESTCB - Módulo Sistemas de informação e Multimédia
(Licenciaturas: Engenharia Informática | Informática e Multimédia)
(CTeSP: Desenvolvimento Web e Multimédia | Redes e Sistemas Informáticos | Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação)

Todas as aulas decorrem das 18h às 21h, consulte o respetivo horário para ver a sala em que será lecionado o curso.
Horário Biologia (ESACB)
Horário Biologia (ESALD)
Horário Noções de Economia

Para consultar a classificação final de cada módulo, é favor clicar no respetivo nome:

• Biologia (ESACB)
  • Biologia (ESALD)