O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é a entidade proponente do projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico intitulado STAI.BIN - “Sistema Tecnológico de apoio à promoção e avaliação do impacto social, económico e ambiental do circuito curto SmartFarmer.pt na Beira Interior”.
Este projeto, desenvolvido em copromoção com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a Associação EcoGerminar e a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza no quadro da candidatura ao Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (IC&DT) do Programa 02/SAICT/2016, tem a duração de 18 meses, tendo iniciado as suas atividades em setembro de 2017, terminando em março de 2019.
O projeto conta com um financiamento público de 149.942,85€ e é financiado pelos Fundos Europeus Estruturais (FEEI) no âmbito do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pela Fundação de Ciência e da Tecnologia, I.P., aprovado pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro.
A coordenação está a cargo da docente e investigadora Regina Vieira (ESE/IPCB), envolvendo uma equipa de 13 investigadores de diferentes áreas disciplinares, Alexandre Fonte (EST/IPCB), Deolinda Alberto e Paulo Gomes (ESA/IPCB), Ana Cruz (ESGIN/IPCB) e Marco Domingues, (ESE/IPCB/EcoGerminar), João Leitão e Carlos Brigas (IPG), Ricardo Romão (Associação EcoGerminar), Paula Montez e Frederico Reis (EAPN - Rede Europeia Anti Pobreza Delegação de Castelo Branco). Tem ainda prevista a contratação de um bolseiro de mestrado na área das tecnologias de programação e um técnico superior para apoio à dinamização das ações do projeto, nomeadamente no apoio à implementação e estratégia de comunicação da Smartfarmer.pt no território da Beira Interior; no diagnóstico da realidade dos produtores e consumidores coletivos (em particular entidades sem fins lucrativos) da Beira Interior; na criação de um sistema de avaliação do impacto social, económico e ambiental em suporte tecnológico e a avaliação do impacto social, económico e ambiental face à utilização da plataforma SmartFarmer.pt na região da Beira Interior.
A SmartFarmer.pt é uma plataforma desenvolvida pela OIKOS e pretende facilitar o acesso dos pequenos agricultores aos mercados de consumo, funcionando enquanto instrumento de articulação entre a oferta e a procura. A plataforma engloba vários mercados eletrónicos de proximidade, regionais, organizados numa lógica de Circuitos Curtos, constituindo-se como um modo de comercialização dos produtos agroalimentares por venda direta do produtor ao consumidor ou por venda indireta através de um único intermediário. A SmartFarmer.pt pretende contribuir com um conjunto de recomendações públicas, devidamente fundamentadas, no âmbito dos circuitos curtos.
A utilização desta plataforma permite comprar e vender produtos e serviços agroalimentares, conhecer em tempo real a origem e o modo de produção, consultar as certificações dos produtos, conhecer a geo-localização dos produtores, dos consumidores, dos prestadores de serviços e mercados físicos de proximidade e simultaneamente, fazer uma comparação entre o preço médio dos produtos. A SmartFarmer.pt promove a melhoria da qualidade da produção e assegura o escoamento dos produtos, evitando o desperdício alimentar, potenciando a comercialização a um preço justo para todas as partes.
As instituições de restauração coletiva, públicas (como cantinas de hospitais, de Câmaras Municipais, etc.) ou privadas (cantinas de instituições de solidariedade, restaurantes, etc.) poderão adquirir produtos locais e contribuir para a promoção dos produtos agrícolas e dos processos comerciais locais de proximidade, gerando valor económico e emprego nas comunidades, nomeadamente na Beira Interior.
Como estratégia de implementação do STAI.Bin e prevista na metodologia de trabalho de proximidade, as primeiras apresentações públicas do projeto decorreram em novembro em Idanha-a-Nova, no Centro Empresarial numa iniciativa da EAPN e no Fórum de Desenvolvimento “Circuitos Curtos de Produção e Consumo Local”, na Associação Empresarial da Beira Baixa promovido pela Associação Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.

Partilhe