Novo projeto de investigação financiado pela União Europeia para o Instituto Politécnico de Castelo – Branco, Escola Superior de Educação: EVALUATE: EVALUATING AND UPSCALING TELECOLLABORATIVE TEACHER EDUCATION (582934-EPP-1-2016-2-ES-EPPKA2-EPPKA3-PI-POLICY)

Período do projeto: 1 de fevereiro de 2017 a 30 de setembro de 2019.

Financiado no âmbito do programa Erasmus+ KA3 (EACEA/34/2015): Prioridade 3 – Strengthening teacher training and education by using the opportunities of new technologies (School education), EVALUATE é uma experiência de política europeia (EPE – European Policy Experiment) de inovação na formação inicial de professores.
Liderado por Robert O’Dowd, Universidad de León, Espanha, o projeto conta com os Ministérios da Educação e/ou do Ensino Superior de Espanha, Portugal, Hungria e Alemanha (região de Baden-Württemberg; instituições de ensino superior: Universidad de León, Espanha (Coordenador); Universitat Autonoma de Barcelona; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Universidade Eötvös Loránd, Hungria; Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha; Universita’ Degli Studi Di Padova, Itália; e Open University, Reino Unido. Integra ainda o Grupo de Universidades de Compostela (Espanha).

Equipa do Projeto no Instituto Politécnico de Castelo Branco: Margarida Morgado, Paulo Afonso, Henrique Gil e Valter Lemos. Contactos: marg.morgado@ipcb.pt

O que o projeto EVALUATE se propõe realizar:
Avaliar o impacto da aprendizagem telecolaborativa em alunos da Formação Inicial de Professores nos países e regiões parceiros. A telecolaboração, também referida como uma Mobilidade Virtual (Virtual Exchange), pressupõe o envolvimento dos alunos da formação inicial em educação em interações pautadas por tarefas e em “mobilidades” colaborativas com alunos de outras instituições/locais usando tecnologias de comunicação online.

A questão de investigação geral para o estudo:
“Será que a participação em atividades de interação telecolaborativa contribui para o desenvolvimento das competências que os futuros professores necessitam ter para ensinar, colaborar e interagir de modo inovador e eficaz no mundo digital e cosmopolita?”

Onde encontrar mais informação sobre o projeto:
Contactos: evaluateprojecteu@gmail.com
Página web: http://www.evaluateproject.eu/