O Instituto Politécnico de Castelo Branco foi uma das instituições que integraram a iniciativa “Volta ao Conhecimento” que acompanha, pelo segundo ano consecutivo, a travessia do território nacional no âmbito da 79.ª Volta a Portugal em Bicicleta.
A “Volta ao Conhecimento” leva consigo o conhecimento produzido pelas instituições de ensino superior e pela comunidade científica, que são a base da sua relação com empresas e regiões dos locais por onde passa a Volta. Em www.voltaaoconhecimento.pt estão disponíveis os conteúdos das 10 Etapas com Conhecimento, estando os projetos desenvolvidos nas seis escolas superiores do IPCB disponíveis na etapa 2, que ligou Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco.
Diariamente a Volta ao Conhecimento integra o programa da RTP Há Volta, que incluiu no dia 6 de agosto uma entrevista a Maria João Guardado Moreira, docente da Escola Superior de Educação do IPCB, que apresentou o projeto “Plano Gerontológico Concelhio”.
O Plano Gerontológico Concelhio, neste momento para Idanha-a-Nova, decorre da necessidade em encontrar novas respostas para novas necessidades, num contexto de recursos limitados, criando oportunidades para a integração do fenómeno do envelhecimento nas estratégias de desenvolvimento do concelho e refletindo a intervenção do IPCB no território, através da transferência do conhecimento produzido nesta área.
Este plano tem como principais objetivos definir políticas sociais estratégicas, assentes nas reais necessidades da população idosa, rentabilizar recursos e equipamentos, uma vez que é ao nível local e regional que existem muitos dos serviços essenciais orientados para a atividade dos idosos, contribuir para a qualidade de vida das pessoas idosas e do resto da comunidade e mobilizar a população para participar na definição das futuras políticas da autarquia.
A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) desenvolvida em parceria com a Volta a Portugal e a RTP, e com a colaboração das instituições de Ensino Superior, do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Agência Nacional de Inovação (ANI). Esta iniciativa envolveu em 2016 19 instituições de ensino superior, mais de 400 conteúdos disponibilizados em plataformas digitais e um conjunto de cientistas na divulgação e promoção da ciência e do conhecimento.