Cinco robôs, construídos no Laboratório de Robótica, estiveram presentes no dia 29 de setembro no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Os robôs demonstraram três áreas importantes: educação com robótica, robôs de companhia; interação humano-robô. A robótica é uma área tecnológica emergente e, nesse sentido o laboratório de robótica da EST/IPCB tem desenvolvido vários protótipos, ferramentas e tutoriais, para a construção e programação de robôs ao longo dos anos. Todas as atividades estão centralizadas no projeto ROBOT@ESCOLA – “Escola de Robótica” (http://escoladerobotica.ipcb.pt/), e vão desde o ensino básico (mais recentemente) até ao ensino superior. Robôs de Companhia, comandados por smartphone, que podem realizar tarefas de busca e salvamento, foram também demonstrados. Os mesmos robôs de companhia foram igualmente apresentados como robôs autónomos, para realizar tarefas pré-definidas pelo utilizador, como por exemplo seguir uma pessoa em casa, e/ou realizar um determinado percurso numa casa. Durante a noite, o público que visitou o Pavilhão do Conhecimento, interagiu com os robôs. Nas demonstrações realizadas ao público participaram os representantes dos investigadores do laboratório: Professor Paulo Gonçalves e alunos, Bernardo Lourenço, Mickael Dias, Samuel Santos que apresentaram também outros trabalhos de investigação em curso no laboratório.