O Instituto Politécnico de Castelo Branco apresentou os estudantes atletas da instituição, nomeadamente a equipa de futebol federado, que pelo segundo ano consecutivo disputa a Liga Bricomarché da Associação de Futebol de Castelo Branco, assim como a equipa de Râguebi e praticantes de modalidades individuais: Orientação, BTT, Judo e Ténis de Mesa, que irão representar o IPCB nos Campeonatos Nacionais Universitários (FADU). Para o Presidente do IPCB, Carlos Maia, a iniciativa é a concretização de uma pretensão antiga da instituição, salientando que permitirá “ajudar a complementar a formação dos nossos alunos, através de uma formação integral. Para além das competências científicas resultantes da frequência dos cursos que cada aluno escolheu, a prática do desporto em representação da Instituição permite a criação de um espírito único, em que não interessam apenas as vitórias, mas também o convívio, a entreajuda, o respeito, a solidariedade e a partilha”. O Presidente da Instituição referiu ainda que a participação da equipa de futebol no campeonato distrital é uma iniciativa única no ensino superior em Portugal, e concluiu expressando “total apoio do IPCB no desenvolvimento deste processo, que é marcante para a instituição”. Rui Paulo, Coordenador do Desporto do IPCB e da licenciatura em Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação do IPCB, agradeceu ao Presidente da instituição, referindo o “apoio incansável ao projeto”, e aos atletas que “sempre demonstraram determinação em vestir a camisola da instituição”, referiu. Rui Paulo agradeceu ainda aos treinadores das equipas, João Paulo Matos no futebol, Marco Batista no Râguebi e Ana Hormigo no judo, pelo trabalho desenvolvido. O apoio do IPCB foi também opinião unânime entre os treinadores das equipas presentes, que destacaram o estímulo para a prática regular e sistemática de desporto na instituição. Ana Hormigo, treinadora de judo, manifestou a sua satisfação pelo desafio lançado para abraçar a modalidade no IPCB, que na sua opinião permite “aos atletas conciliar a escola com o desporto”, tendo deixado o repto para a criação do Núcleo de Judo do IPCB e aumentar assim o número de praticantes da modalidade. João Paulo Matos, treinador da equipa de futebol, traçou como objetivo a melhoria da classificação da época anterior, referindo o “empenho, assiduidade e aplicação dos atletas nos treinos e na preparação dos jogos”. Marco Batista, treinador de Râguebi e ex-aluno do IPCB, começou por se referir ao IPCB como “instituição que me deu muito boa formação”, tendo de seguida traçado como objetivo a presença na fase final do Campeonato Nacional Universitário, e destacado o regresso da instituição a uma modalidade que praticou na Escola Superior Agrária do IPCB, e que conta já “com alunos de várias escolas do IPCB”. A sessão terminou com a entrega, por parte do coordenador do desporto, de uma camisola ao presidente do IPCB, como forma de agradecimento pelo apoio que tem sido dado ao projeto.